Florianópolis sediará, da próxima terça à sexta-feira, 10 a 13 de março, o 77º Encontro da Frente Nacional de Prefeitos.
O evento deve reunir mais de 300 participantes e tem como tema principal as Eleições 2020.
Entre os assuntos dentro dessa vertente está a transformação digital.
“Posso falar por experiência própria. Quando fui tirar meu cartão do idoso, demorou 40 dias para ficar pronto. Hoje, vejo meus amigos fazendo o mesmo documento de forma online, em 10 minutos”, afirma Diomar Stuchi, usuário do sistema digital da prefeitura de São Bernardo do Campo.
O município paulista, por exemplo, iniciou a jornada de transformação digital há pouco mais de dois anos e vem colhendo os frutos com um avanço da digitalização e informatização dos novos processos em mais de 80%.
O prefeito do município já está usando esse case nas suas redes sociais, reforçando o sucesso do programa e se posicionando como um gestor conectado aos interesses do cidadão.
Já a capital catarinense buscou soluções em tecnologia especialmente desenvolvidas para gestão pública, que estão tornando o trabalho mais ágil, transparente e desburocratizado.
As soluções usadas em São Bernardo do Campo e em Florianópolis foram desenvolvidas pela Softplan, empresa que há 30 anos é destaque no mercado nacional de tecnologia.
Para o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Palhoça e atual diretor de Relações com o Mercado da Softplan, Marcelo Fett, as tecnologias disponíveis agilizam e desburocratizam processos, tornando a prestação de serviços públicos mais eficiente para o cidadão e para a sociedade:
“O governante que compreender que a sociedade anseia por isso, certamente será reconhecido. Hoje em dia, o cidadão quer um poder público que simplifique e agilize processos, tornando a gestão verdadeiramente eficiente. Não se concebe mais levar 180 dias para abrir uma empresa ou obter um alvará”.
Como parte da programação do evento, o Fórum Inova Cidades irá abordar o assunto dos caminhos que levam a uma cidade digital.
A discussão sobre o tema, justamente em ano eleitoral, não é à toa.
De acordo com especialistas em gestão pública, os gestores públicos que apresentarem planos de governo digital tendem a ter mais aceitação do eleitorado, pois é comprovado os inúmeros benefícios dessas soluções tecnológicas para o aumento de receita do município, para a diminuição dos tempos de atendimento ao cidadão e maior controle nas fiscalizações.
“Sairá na frente quem souber entender as necessidades e possibilidades das cidades no caminho da transformação digital”, observa o diretor.