Tecnologia e inovação, com ambientes operacionais e especificações que atendem qualidade de uso e acessibilidade, priorizando o conforto e aliando modernidade com solidez e tradição.
A nova sede da AVMB Soluções em TI carrega o DNA da empresa. Em um ambiente de quase 1000m², com layout flexível e dinâmico, a sede ocupa um andar inteiro do prédio comercial Office Tower, em Santa Maria (RS).
O zoneamento chama atenção no projeto, com setorização das atividades afins e priorizando os acessos individualizados a partir das áreas de circulação. A sala de reuniões é destaque: um grande aquário de vidro, em uma ilha na área comum.
Sócio-fundador do Lineastudio, escritório responsável pelo projeto e pela gestão da obra, o arquiteto Zé Barbosa afirma que foi preciso uma imersão na realidade e na dinâmica do dia a dia da AVMB para entender a sua complexidade:
“O grande desafio desse projeto era qualificar esse ambiente de trabalho e resolver espacialmente os diversos setores: como promover a interação entre cliente e equipe e como resolver essa integração, sem perder fluidez e privacidade?”.
Para a arquiteta Lísian Ceolin, sócia e coordenadora do Linea Pro, setor responsável por projetos de arquitetura comercial, todas as escolhas e soluções do projeto tiveram um viés racional, priorizando um bom custo-benefício, visto a exponencialidade da aplicação:
“Não era apenas uma cadeira operativa, e sim mais de cem. Esse raciocínio é importantíssimo em grandes projetos corporativos”.
Tendo confiabilidade e seriedade como pontos importantes nos valores da AVMB, o uso de cores neutras, de concreto, somados ao aconchego da madeira reforçam a linguagem da marca. A sobriedade é quebrada pelo contemporâneo na utilização de grafismos, com pontos coloridos, remetendo ao ambiente dinâmico da tecnologia.
Pontualmente, no lounge de convívio próximo à sala de reuniões aquário, um painel artístico do designer Bruno Schilling, personalizado para a empresa, traz pinceladas de cor.
Logo na entrada, o ambiente da recepção também traduz o conceito da empresa, painel ripado no teto e na parede, com perfis lineares de iluminação e um bloco de pedra imponente e sólido configura o único móvel de apoio.
Áreas independentes, a copa e os sanitários têm acesso direto do hall. Já os espaços de convivência e o auditório estão zoneados em oposição às salas de escritórios, oferecendo autonomia e usos simultâneos em horário de trabalho.