Search

Número de MEIs cresce 21,1% em SC

Foto: Kostiantyn/AdobeStock

O número de Microempreendedores Individuais (MEIs) no estado cresceu 21,1% em 2021 frente a 2020, o equivalente a 99.021 a mais.

Foi o oitavo crescimento nacional sendo que a maior taxa de entrada foi na atividade saúde humana e serviços sociais (39,7%), seguido da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (38,8%) e de informação e comunicação (34,1%).

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada.

Para o secretário da Sicos, Silvio Dreveck, os MEIS representam uma fatia importante do mercado, que contribui para o desenvolvimento, gerando trabalho e oportunidades:

Nós temos um Programa aqui na Secretaria, o Juro Zero, que é mais que uma linha de crédito. Ele é uma política pública que atua na formalização do MEI, que passa a adquirir direitos com seu CNPJ regularizado e também contribui com o crescimento do estado, gerando novas vagas de emprego. O Juro Zero ainda é aquele impulso que o microempreendedor precisa para avançar ou começar um pequeno negócio”.

O estudo ainda destaca que Santa Catarina tinha 568.093 MEIs, o sétimo contingente entre os estados, representando 4,3% do total de 13,2 milhões no país.

Os serviços, formados por cinco agrupamentos de atividade econômica, ocupavam 48,7% dos MEIs catarinenses em 2021, cerca de 276,7 mil pessoas. Além disso, a proporção de MEIs catarinenses ocupados na indústria geral (14,1%) era o maior entre os estados.

Dos MEIs do estado, os que atuavam na residência (33,9%) eram cerca da metade dos que atuavam fora da residência (66,1%).

Do total, ao menos 53,6% eram homens e 46,4% eram mulheres. A pesquisa apontou também que 32,7% tinham idade de 30 a 39 anos, grupo com a maior parcela de MEIs no estado.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também