A transição de uma indústria de plásticos para uma marca de utilidades domésticas provocou mudanças estratégicas na Plasvale.
A mudança de rumo da companhia, que aconteceu aos 40 anos de história, deu resultado: de 2019 a 2023, a média de crescimento da linha de importados foi de 52% ao ano.
Só no ano passado, a empresa registrou uma expansão de 14% na base de clientes, com novos pontos de vendas em todos os estados brasileiros e nos 30 países onde está presente. São mais de 30 mil pontos de vendas ativos.
O diretor-presidente, Jonas Antonio Miranda, comemora os resultados, especialmente diante dos desafios vividos no período:
“Tivemos uma pandemia, momentos de instabilidade econômica e queda no poder de compra nestes cinco anos e, ainda assim, a Plasvale conseguiu crescer consideravelmente”, lembra. “Este resultado é a soma de esforços de todos os times envolvidos com a inovação e estratégias desenvolvidas em diversas frentes de negócio”.
Já em 2019, a Plasvale desenvolveu um planejamento de investimentos na fábrica em Gaspar com o objetivo de ampliar a competitividade dos produtos nacionais. Hoje, são mais de 500 colaboradores diretos.
Ao mesmo tempo, desenhou a ampliação do mix de produtos com base em importados, que tiveram um papel importante no resultado global da empresa.
“A partir do momento que nos entendemos como uma marca de utilidades domésticas e não apenas dedicada a produtos de plástico – embora eles sigam sendo fundamentais para o negócio – também ampliamos o olhar para novas possibilidades dentro dos clientes que já encontram na Plasvale um parceiro confiável para o seu negócio”, afirma.
Outra novidade recente é a chegada de licenciados ao mix. As marcas Transformers e My Little Pony foram as primeiras a terem potes, pratos, copos e porta escova de dentes produzidos pela empresa.
O projeto, iniciado no ano passado, já está renovado e com ampliação da linha em 2024. Novas franquias também estão sendo estudadas.