Blumenau é protagonista no mundo cervejeiro. A Semana Brasileira da Cerveja iniciou nesta sexta-feira, dia 1, com a entrega da Comenda da Cerveja Brasileira e o anúncio da recém-formada Federação Internacional de Concursos Cervejeiros. A semente foi plantada no ano passado, na primeira conferência internacional do setor.
São certames de países com forte cultura cervejeira e que, juntos, têm o objetivo de tornar a bebida ainda mais conhecida mundo afora.
“Nossa Federação tem organizadores do Brasil, Paraguai, Argentina, México, Colômbia e Uruguai. Em breve teremos mais adesões e novidades ao mercado”, afirma Develon da Rocha, presidente da Semana Brasileira da Cerveja.
Martin Boan, organizador da South Beer Cup e da Copa Argentina de Cervejas, comemorou em seu discurso a criação da entidade:
“É uma união inédita, que demonstra a maturidade deste segmento que a cada dia fica mais unido e difundido”.
Foram homenageados o brasileiro Gustavo Miranda, engenheiro químico e mestre cervejeiro, o chileno Jaime Ojeda, a entidade Private Brauereien, que tutela, chancela e organiza a excelência das cervejarias familiares da Alemanha, o inglês Ronald Pattinson e o blumenauense Heinrich Hosang, em homenagem póstuma.