Search

Programa Mulheres Cooperativistas busca fortalecer equidade de gênero

lucia helena galvão
Foto: divulgação

Para promover o aprendizado e fortalecer conexões, o sistema Unicred ampliou o Programa Mulheres Cooperativistas (MCoop). A iniciativa, que já existia há dois anos na Cooperativa Unicred Vale de Blumenau (SC), ganhou força e passou a ser oferecida para cooperadas e convidadas em todo o Brasil.

O objetivo do programa é fortalecer a inclusão e a equidade de gênero no setor. Os encontros são online, gratuitos e incluem palestras com especialistas e diferentes áreas.

A professora e filósofa Lúcia Helena Galvão palestrará sobre o tema “O futuro é agora”. O encontro ocorrerá no dia 21 de março, a partir das 19h30min. As inscrições estão abertas no site. As participantes concorrem a livros e têm direito a certificado de conclusão.

O cooperativismo tem um impacto positivo e significativo na vida das mulheres em diversos aspectos. Valores que pautam a Unicred como colaboração, fortalecimento da rede e desenvolvimento das comunidades onde atua são pilares do cooperativismo e se traduzem em oportunidades para as mulheres, por isso o programa MCoop visa apoiar a evolução das mulheres e promover momentos de reflexão e crescimento.

De acordo com o Anuário Coop 2023, atualmente as mulheres compõem 44% do total de cooperados no cooperativismo de crédito.

No ano de 2022, houve um crescimento na participação feminina no cooperativismo como um todo, alcançando o percentual de 41% entre 20 milhões de cooperados.

A Unicred promove os princípios do cooperativismo em todas as suas operações, incentivando o engajamento dos membros na construção de uma comunidade mais forte e unida.

Por meio do Mulheres Cooperativistas, a Unicred pretende estabelecer um espaço para que as mulheres se conectem, aprendam e se empoderem, construindo um futuro mais promissor para si mesmas e para a sociedade.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também