Search

Marca de SC é a primeira no Brasil a reaproveitar 99,9% dos resíduos que emite

Foto: divulgação.

A fábrica de chocolates mais premiada do Brasil é também a mais sustentável. A catarinense Nugali Chocolates, que completou 20 anos em abril, acaba de receber o certificado de que reaproveita 99,9% dos resíduos emitidos na produção.

É a primeira indústria do Brasil a alcançar um índice tão alto e a primeira empresa do estado, considerados todos os setores. O selo é concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, braço nacional da Aliança Internacional Lixo Zero.

Nós nunca interrompemos a caça ao lixo, mesmo aquele pouco representativo no contexto geral da cadeia produtiva. Mais do que obter um certificado, nós queremos demonstrar com ações que é possível produzir um chocolate gostoso e de alta qualidade com respeito ao meio ambiente“, analisa Maitê Lang, fundadora da Nugali.

Numa das iniciativas recentes, a empresa transformou as cascas das amêndoas de cacau, antes consideradas um rejeito industrial, em produto para jardinagem oferecido no varejo. Rico em nitrogênio, fósforo e potássio, o material serve de potente adubo para as plantas.

Nos últimos anos, também estendeu à linha de ovos de Páscoa as inovadoras embalagens 100% biodegradáveis, que se decompõem em menos de dois anos. A empresa foi pioneira no país no desenvolvimento de um material que substitui os plásticos de difícil reciclagem sem prejudicar os delicados chocolates.

Medidas internas também reduziram a emissão de refugos de embalagens na linha de produção e a compra de produtos em recipientes descartáveis, como os de limpeza. Nas duas lojas próprias localizadas em Pomerode, ainda eliminou as sacolas de plástico, trocadas por bioplástico compostável, feito com amido de milho.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também