Search

O marketing do futuro é o feito de humanos para humanos

Compartilhe

Foto: Daniel Zimmermann.

O marketing tradicionalmente se divide em B2B e B2C, ou seja, de negócios para negócios ou de negócios para consumidoras. 

Essa visão prevaleceu desde os primórdios do marketing. Mas uma nova linha, mais humanista, se apresenta.

O novo livro de Philip Kotler, recém lançado no Brasil, trata desse tema. O livro se chama Marketing H2H. Marketing de Humanos para Humanos. 

Independente do tipo de negócio, é preciso que haja a compreensão fundamental de que tudo acontece por causa das pessoas. E as marcas devem colocar as pessoas no centro de tudo.

É fundamental praticar a empatia, de forma autêntica e transparente, compreendendo as necessidades das pessoas, e fortalecendo as relações humanas. 

As pessoas valorizam as marcas que são honestas na sua prática diária, muito mais do que no discurso. E existe uma oportunidade gigantesca para construir relacionamentos baseados em confiança e lealdade.

O que vemos na maioria das vezes é as marcas falando em forma de monólogo constante, com um discurso vago direcionado para o “público-alvo”, sem olhar de forma mais profunda cada pessoa que está sendo atendida.

A visão focada apenas em dados deve evoluir para um contato mais humano, mais próximo, com um verdadeiro diálogo. Ouvir as pessoas é necessário. 

E a tecnologia, nesse contexto, é essencial. Tecnologia com objetivos claros, conectando propósitos e entregando valor para quem precisa.

A humanização das relações transforma a experiência das pessoas, e cria os verdadeiros apaixonados pelas marcas.

Valorizar as pessoas na hora certa, do jeito certo, para construir relações de longo prazo, de humanos para humanos. Colocar as pessoas no centro de tudo é o futuro do marketing e é o futuro das marcas. 

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing, fundador da Nexia Branding e sócio-fundador do Fluxo.

Leia também