Siga nas redes sociais

Search

Instituto Gene prepara missão internacional para a Itália

Compartilhe

Foto: divulgação.

O Instituto Gene, entidade gestora do Centro de Inovação Blumenau, estabeleceu um termo de cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria de Santa Catarina (CCIESC), permitindo o planejamento e organização da primeira edição da Missão Pádova, na Itália, prevista para o mês de outubro.

Brasil e Itália, possuem desde 1989, um grande acordo de cooperação internacional. O objetivo daquele acordo bilateral entre as duas nações reflete-se em iniciativas como essas tomadas pela Câmara Italiana de Santa Catarina e o Centro de Inovação Blumenau: fortalecer e aprofundar as tradicionais relações entre os dois países, buscando o desenvolvimento da economia Brasileira e da Italiana pelo compartilhamento da ciência, tecnologia e experiência dos setores empreendedores dos dois países, notadamente da cidade de Blumenau e Vale Europeu. O acordo permitirá ainda um caminho aberto para que os jovens brasileiros e Italianos possam interagir com experiência acadêmicas, científicas e de mercado de trabalho“, destaca Tullo Cavallazzi Filho, presidente da CCIESC.

A cooperação ocorreu por intermédio da agente de inovação do CIB, Elaise Sestrem, que no início do ano trouxe o presidente da CCIESC para conhecer o CIB. Em visita à Itália, em maio, em colaboração com a câmara italiana, ela conheceu os principais atores do ecossistema de inovação, como por exemplo, o Galileo Visionary District, Venicepromex e UniSMART – Fondazione Università di Padova.

A cooperação entre o Centro de Inovação Blumenau e a Câmara Italiana nos é de grande valia, pois facilita um diálogo estreito entre o ecossistema de inovação do Vale Europeu com o ecossistema de inovação da Itália, nos abrindo um amplo espectro de oportunidades no contexto de ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação. Representa também, um avanço significativo nos nossos trabalhos de ativação da função Internacionalização do CIB”, conta.

A MISSÃO

O objetivo desta primeira missão vai desde o fomento de laços educacionais e técnicos-científicos, passando também pelo aprendizado com a indústria, até a facilitação de contatos empresariais profícuos.

Tudo isso sem deixar de fora outro elemento essencial, qual seja, as iniciativas de aproximação institucional ligadas à embaixada brasileira em Roma.

A viagem tem no cronograma, visita a embaixada de Roma, visita à Duas Live Demo Farms, visita em hubs e atores de inovação, além de instituições de ensino e pesquisa e feiras de cidades inteligentes e encontros de negócios entre empresários italianos e catarinenses.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Receba notícias no seu e-mail

Leia também