A Cittua, plataforma que coleta e analisa dados relativos a desastres naturais e impactos na logística e infraestrutura urbana para prevenção de ocorrências, está no Top 30 do Prêmio Sebrae Startups e apresentará seu pitch no Startup Summit.
Victor Azevedo, CEO da startup, conta que a empresa é pioneira na criação de modelos de inteligência climática com alto nível de assertividade em escala local. Confira entrevista completa:
Como surgiu a ideia do negócio?
A ideia surgiu diante das ocorrências de desastres naturais que aconteceram na região metropolitana do Rio, Angra dos Reis e região Serrana entre 2009 e 2011. Percebemos a falta de soluções tecnológicas que ajudassem a mitigar o problema. Diante disso, começamos a trabalhar em inovações para o desenvolvimento de sistemas inteligentes que pudessem identificar, com antecedência e precisão, eventos climáticos extremos nas cidades. Foi em 2016 que concluímos nosso primeiro modelo inteligente que identificava riscos de deslizamentos de terra nas localidades de Petrópolis.
Quais as principais conquistas da empresa?
Ao longo dos anos, tivemos 12 projetos aprovados de subvenção econômica. Fomos aprovados no segundo desafio COR (Centro de Operações do Rio), o maior da América Latina, onde temos nossa plataforma certificada. Somos a única startup que tem um acordo de cooperação com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), parceria que nos proporcionou desenvolver pesquisas na área de extração inteligente de dados de radares meteorológicos. Outra parceira de longa data é a Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Na categoria de cidades inteligentes, tivemos algumas conquistas internacionais, como a aprovação no desafio Climate Smart Cities Challenge e participação na COP26. Nacionalmente, fomos destaque na área de cidades inteligentes do terceiro mapa de negócios de impacto Pipe.Labo. Mais recentemente, fomos a única startup aprovada no Sandbox InovaTerê, da cidade de Teresópolis, na área de redução de riscos e desastres. Por último, mas não menos importante, somos Top 30 no Prêmio Sebrae Startups 2024.
Qual o principal diferencial do negócio?
Vejo que o principal diferencial do negócio é o pioneirismo na criação de modelos de inteligência climática com um nível de assertividade alto em escala local, com a antecedência necessária para a prevenção e preparo para eventos climáticos extremos. Nosso case principal foi a atuação da plataforma Cittua no desastre do dia 22/03/2024 na cidade de Teresópolis, com quase 65 mil pessoas atingidas, 40% da população da cidade, 220 ocorrências e 151 ocorrências de deslizamento, onde apenas duas mortes foram registradas decorrentes de pessoas que foram alertadas e não quiseram ir para o abrigo. A Defesa Civil de Teresópolis se baseou nas nossas informações para realizar ações pontuais de resiliência nas comunidades indicadas. A criação de tecnologias mais assertivas possibilita o envio de alertas antecipados por geolocalização, o que ajuda e previne perdas por emergências climáticas, e consequentemente, aumenta o nível de confiança das comunidades na informação.
Qual a expectativa para participar do Startup Summit?
Bem, a expectativa é apresentar a plataforma Cittua, que já tem destaque no Rio de Janeiro, para outras regiões do Brasil que também vem sofrendo com a emergência climática nos últimos anos. Pretendemos compartilhar conhecimento com outras organizações e pessoas que também tenham interesse neste tipo de solução. Além disso, como uma Startup Top 30 do Prêmio Sebrae Startups, ter a oportunidade de participar das apresentações de pitchs e buscar alcançar o prêmio da categoria Cidades e Poder Público é um dos nossos objetivos neste evento.