Apesar de projetos audaciosos na vida pessoal e profissional, o maior deles para Deisiana Bencke, sócia do Ao Cubo – Consórcios e Investimentos, de Blumenau, é prosperar e ser feliz.
Ela participa de uma série de entrevistas sobre a trajetória de empreendedores e profissionais que se destacam em suas carreiras que estou publicando aqui na coluna. Confira abaixo:
Qual sua trajetória profissional?
Sou nascida no interior de Santa Catarina, uma cidade com cerca de 16 mil habitantes, hoje chamada Taió. Engraçado que hoje quando penso em empreendedorismo, me lembro que na minha infância já vendi coisas por moedas. Pegava madeiras, pintava lápis de cor e saia para vender por 5 ou 10 centavos. Com 14 anos já tínhamos mudado para Indaial (uma cidade maior), e comecei a trabalhar como menor aprendiz na Altenburg. Estudava 5 dias na semana e nas férias ia para o parque fabril. Depois que finalizei essa etapa a vida seguiu em tipos de empresas variadas. Até que por sorte da vida, comecei a trabalhar com vendas. Isso por insistência do marido que sempre identificou o perfil comunicador em mim. Mas nunca levei muito a sério, sabe como é, o ser humano é bicho acomodado. Queria ficar na zona de conforto do trabalho administrativo. Comecei como vendedora de cotas de consórcio e rapidamente me apaixonei. Permaneci 5 anos na empresa como vendedora, e em um passo de coragem e audácia, decidi sair para empreender na mesma área. Iludida que estava, achava que por que eu sabia vender consórcio, ia ser fácil ter uma empresa. Ninguém havia me contado os perrengues, imposto, legislação, funcionário, controle financeiro, gestão de dados…. Na época, decidi começar a empreender porque imaginava que ia ficar rica milionária em pouco tempo e trabalhar só 4 horas por dia.
Quais são os principais aprendizados da sua trajetória?
Após 4 anos de empresa eu posso dizer que os planos de Deus são maiores e melhores que os meus. E depois desse tempo, tive grandes aprendizados. Se eu pudesse dividir eles com vocês eu começaria dizendo: a força do meio é esmagadora. O meio que você está inserido, suas amizades, família e amigos vão determinar o seu sucesso ou insucesso. Aquela máxima que se tem que você é a média das 5 pessoas que você convive, É REAL. Quer você queira ou não. Seguiria dizendo que não se conforme com seu estado atual. Queira sempre evoluir e desenvolver todos os aspectos da sua vida. E esteja disposto a pagar o preço para viver teus sonhos. Estude tudo que faz sentido para o seu negócio, psicologia financeira e PNL. E para finalizar eu diria, tenha uma caixa forte no seu CNPJ. Prepare reserva de emergência, reserva de oportunidade e liquidez no seu negócio. Tenha guardado pelo menos 1 ano do seu custo fixo mensal.
O que você ainda almeja conquistar?
Quando paro para pensar nos próximos sonhos e objetivos e metas que tenho, dá um frio na barriga. Mas ao mesmo tempo o sorriso aparece no rosto. Eu tenho projetos audaciosos na vida pessoal e profissional, mas o maior deles diariamente é prosperar e ser feliz.
Quais hábitos você mantém para ter mais qualidade de vida no âmbito profissional?
Todo resultado é consequência de rotinas e hábitos que te aproximam ou afastam da sua meta. No meu caso os principais hábitos e rotinas que mantenho para ter qualidade de vida são: a divisão de tarefas (na empresa e em casa), ler todos os dias, beber 4 litros de água, investir em um bom sistema, e acima de tudo, ter bons profissionais ao meu lado. A constância na academia não só me ensinou sobre cuidar da “máquina” como também tive grandes insight para a vida profissional.