Construída em Itajaí, a primeira das quatro embarcações previstas no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) teve sua solenidade oficial de lançamento ao mar e batismo na última sexta-feira, dia 9.
O evento foi realizado na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), empresa que integra a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis, consórcio que construiu a fragata para a Marinha do Brasil.
Na prática, o navio é lançado ao mar por uma operação chamada load out, que consiste na movimentação da embarcação para um dique flutuante, e em seguida é realizada a imersão controlada dessa plataforma, até o navio atingir a sua própria sustentação na água.
Trata-se de um procedimento complexo, que ocorrerá nos próximos dias. Após essa etapa, a fragata será transferida para o cais até a conclusão dos acabamentos e testes necessários para, então, seguir para a prova de mar.
Presente no evento, o Presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, destacou que o PFCT representa uma consistente retomada da indústria naval em Santa Catarina:
“É um segmento tradicional e seu fortalecimento promove a geração de empregos e aumento da arrecadação de impostos, além de impulsionar a base industrial de defesa”.
A Fragata Tamandaré (F200) teve seu primeiro corte de chapa em setembro de 2022, e a expectativa é de que o navio seja incorporado à Marinha do Brasil em 2025. A tripulação será composta por cerca de 130 militares, que já estão em treinamento especializado.