A produção industrial de Santa Catarina cresceu 11,8% em julho na comparação com o mesmo período do ano passado.
O percentual é resultado do bom desempenho, por exemplo, da fabricação de máquinas e equipamentos (+26,6%), produção de materiais plásticos (+17,3%) e indústria têxtil (+12,4%), entre outros subsetores que cresceram acima da média.
Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, conforme divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O desempenho colocou o estado entre os melhores do país, em terceiro no ranking nacional, atrás apenas de Paraná (14,1%) e Amazonas (12%). A média brasileira ficou em 6,1%.
“Nossa indústria está acompanhando o bom momento da economia catarinense e produzindo mais. O setor industrial é um dos motores de Santa Catarina e seu bom desempenho influencia em outras áreas. Portanto, a tendência é de crescimento também nos demais setores”, avalia o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck.
No acumulado do ano, o setor cresceu o dobro da média nacional. Enquanto a indústria brasileira soma alta de 3,2% entre janeiro e julho, a indústria de Santa Catarina teve alta de 6,5%.