Uma parceria da ENGIE Brasil Energia com a startup Descarbonize, que simplifica a jornada de descarbonização de empresas e eventos, vai possibilitar a negociação com o mercado europeu de créditos de carbono gerados no Brasil.
Operando no mercado nacional desde agosto do ano passado, a startup é parceira na negociação de créditos de carbono gerados a partir das usinas 100% renováveis da empresa catarinense.
Agora, com o investimento recebido pela EIT InnoEnergy, uma empresa europeia que trabalha para acelerar a transição energética através de um ecossistema de inovação energética sustentável formado por dezenas de startups, a Descarbonize também passa a ter acesso ao mercado internacional.
“Agora, as empresas da Europa que firmarem parceria com a Descarbonize também poderão comprar os créditos de carbono emitidos pela ENGIE a partir de seus projetos renováveis no Brasil, o que representa uma importante ampliação do nosso mercado”, afirma o diretor de comercialização de Energia da ENGIE, Gabriel Mann.
Por meio de uma calculadora exclusiva, é possível mensurar a quantidade de carbono emitido por uma empresa ou evento, através da disponibilização pelo usuário de um conjunto de dados, que geralmente as companhias já dispõem, como quantidade de energia elétrica consumida, consumo de combustíveis, resíduos gerados, entre outros. A plataforma também oferece aos clientes créditos de carbono, que são gerados pelas usinas renováveisda ENGIE, caso as empresas queiram compensar suas emissões.
“Estamos satisfeitos com esse investimento, não só pelo rápido crescimento da Descarbonize, mas também pelo nosso objetivo de acelerar uma transição energética justa para todos, apoiando e simplificando o caminho para clientes e empresas em suas jornadas de descarbonização”, acrescenta o diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini. A empresa tem o direito de obter 10% das ações da startup.