“Zigge-zagge Hoi, Hoi, Hoi”. Se ao ler essa frase você abriu um sorriso, sabe do enorme potencial de diversão que a Oktoberfest pode proporcionar.
Mais do que uma festa, ela é uma excelente ocasião para marcas de todos os tamanhos ganharem destaque, afinal, o evento movimentou cerca de RS 20 bilhões em receita no ano passado com uma cadeia econômica que envolve diversos setores da região catarinense e também nacionais, como companhias de viagem, rede hoteleira, transporte, entre outros.
Este é apenas um exemplo de como os festivais oferecem oportunidades de ouro para negócios se destacarem e engajarem com o público de maneira eficaz.
Para que empresas de todos os portes aproveitem essas chances e ampliem sua presença nas redes sociais, a especialista em marketing digital, Camila Renaux, apresenta sete dicas para traçar um planejamento bem-executado e assertivo:
- Patrocínio e parcerias: associar a sua marca a um grande evento por meio de patrocínios ou parcerias estratégicas é uma excelente maneira de alavancar sua visibilidade. No entanto, o segredo está em utilizar o marketing digital para potencializar essa ação. Uma marca que investe em conteúdo digital alinhado ao evento aumenta seu alcance e cria uma identificação mais profunda com o público. Isso inclui ações como posts patrocinados, criação de filtros de realidade aumentada e colaboração com influenciadores.
- Experiência do usuário: eventos proporcionam a chance de unir o mundo on-line e off-line, criando uma jornada de experiência imersiva para os participantes. A empresa precisa estar presente em todas as etapas, desde a expectativa inicial até o encerramento da festa, combinando a presença digital com interações no evento em si. O uso de geolocalização, concursos em tempo real e transmissões ao vivo são ferramentas-chave.
- Estratégias de antecipação: a criação de expectativa por meio de campanhas de contagem regressiva, promoções antecipadas e parcerias com influenciadores são formas eficazes de atestar que a marca já esteja na mente dos consumidores quando o evento começar. Os grandes festivais de música, por exemplo, promovem ingressos meses antes e isso gera uma comoção que mantém o público engajado até o dia do evento. Estratégia que pode ser adaptada para qualquer festa.
- Engajamento em tempo real: o ideal em grandes eventos é garantir que a marca esteja presente durante toda a sua duração. O uso de lives, stories e reels traz uma sensação de proximidade com o público, fazendo com que a empresa participe da experiência ao lado do consumidor. Promover desafios e concursos usando hashtags oficiais do evento também gera visibilidade espontânea e aumenta o alcance da marca.
- Ações pós-evento: o encerramento da festa não deve ser o fim do plano de marketing digital. Manter a comunicação ativa após o evento é essencial para consolidar o relacionamento com o público. Agradecer aos participantes, criar vídeos de melhores momentos e fazer ofertas exclusivas pós-evento mantém o entusiasmo e reforça a lembrança da marca. Além disso, pedir feedback aos consumidores ajuda a alinhar os próximos passos.
- Crescimento e fidelização: outra forma de continuar nutrindo a relação com o público é oferecer conteúdos e promoções que estimulem a fidelização. Aproveite a base de seguidores que você conquistou durante o evento e crie ações para transformá-los em clientes a longo prazo.
- Abuse da criatividade: costumo ressaltar que analisar as métricas e saber traduzir os dados é algo essencial atualmente, mas diante das estratégias de marketing para eventos, creio que a criatividade pode fazer a marca se destacar diante de outras. Com isso, é válido aproveitar o momento de grandes eventos para lançar ações inovadoras ou até mesmo criar produtos personalizados inspirados no evento para gerar conversas e, assim, um engajamento genuíno. Seguindo essas dicas, é possível ampliar o alcance de sua marca, fortalecer sua autoridade e se posicionar como um negócio que está atento às tendências.