Por Eduardo Anesi, co-fundador da Dahlem.
A construção civil é um dos pilares centrais do desenvolvimento econômico e urbano, representando aproximadamente 9% do PIB global, de acordo com o Global Construction Perspectives.
Considerando essa importância e, ato contínuo, a competitividade de um mercado que segue em expansão, o destaque no setor depende, dentre outros pontos, de projetos capazes de unir precisão e atenção aos detalhes, desde o planejamento até a execução final.
E tudo isso também considerando os inúmeros fatores atrelados a uma obra bem-sucedida que, se não forem devidamente geridos, podem comprometer prazos e orçamentos.
É nesse sentido que a construção de parcerias com empresas especializadas em gestão e oferta de mão de obra técnica tem se mostrado fundamental para garantir que grandes projetos avancem com segurança, eficiência e dentro dos prazos estabelecidos.
Planejamento transparente
Um primeiro benefício que se observa com essa visão colaborativa diz respeito a um planejamento mais claro e transparente, alicerce de qualquer obra de sucesso.
Fato é que, sem uma visão detalhada e bem estruturada das etapas, custos e prazos, os projetos de construção podem enfrentar uma série de gargalos ao longo do caminho. O desenvolvimento de planejamentos orçamentários completos e alinhados as expectativas dos projetos ajudam a superar tais obstáculos e alcançar as metas do empreendimento.
Para tanto, a expertise na criação desses planejamentos que respeitam as legislações locais, normas técnicas e regulamentos ambientais se faz indispensável. Isso garante que todas as fases da construção sejam conduzidas dentro dos parâmetros legais, além de assegurar conformidade legal e facilitar a comunicação entre investidores, gestores e fornecedores, proporcionando uma visão clara do progresso da obra e permitindo ajustes quando necessário.
Mão de obra de qualidade
Um dos pontos principais para a execução eficaz e o sucesso de qualquer projeto é ter uma equipe técnica de alta qualidade. Contar com profissionais experientes e capacitados garante que cada etapa da obra seja realizada com precisão e segurança.
A especialização permite que os profissionais lidem de forma mais assertiva com as complexidades de grandes obras de maneira organizada e produtiva. A mão de obra qualificada também é capaz de operar equipamentos modernos e utilizar novas tecnologias construtivas, por exemplo, promovendo avanços na execução dos projetos, o que evita atrasos e desperdícios.
A combinação de capacidade técnica, experiência prática e atualização constante é o que assegura que a obra seja construída dentro do prazo e orçamento, mantendo elevados padrões de segurança e qualidade. Quem investe em parcerias com empresas que incentivam continuamente o treinamento de suas equipes, atualizando-os com as melhores práticas do setor, aumenta as chances de entregar um projeto consistente.
E essa visão contribui ainda para o enfrentamento da escassez de mão de obra qualificada no setor – que, segundo estudo recente da FGV, já é uma realidade no país.
Gerenciamento de recursos
O gerenciamento de recursos é outro pilar para o sucesso de uma obra. O controle adequado de materiais, equipamentos e mão de obra consegue otimizar custos e manter o projeto dentro do cronograma. Além disso, envolve a capacidade de ajustar o planejamento conforme surgem imprevistos – um desafio quando começamos a colocar a mão na massa e, assim, o projeto entra em andamento.
Nessa fase, buscar um equilíbrio entre custo e qualidade no fornecimento de materiais e equipamentos é um diferencial e, ao buscar parcerias com fornecedores confiáveis e utilizar metodologias que otimizam o uso dos recursos, existe a garantia de que o projeto será realizado de maneira sustentável e dentro do orçamento definido previamente, sem comprometer a qualidade final da obra.
É válido lembrar também da importância de ter alguém no controle com experiência no setor e devidamente preparado para identificar e mitigar riscos, garantindo que a obra não seja interrompida ou atrasada desnecessariamente.
Garantindo a qualidade e o sucesso em construções civis
Como vimos, a entrega bem-sucedida de um projeto de construção civil depende de vários fatores, como planejamento claro, gerenciamento eficaz de recursos e parcerias estratégicas com empresas qualificadas.
Ato contínuo, a implementação de soluções especializadas em gestão de projetos pode reduzir significativamente os custos operacionais, gerando economias entre 10% e 15%, especialmente em setores complexos como o da construção civil.
Alinhar esses elementos torna possível minimizar riscos e garantir que o projeto avance dentro dos prazos e orçamentos estipulados, respeitando as normas e regulamentações aplicáveis a cada tipo de obra. Ao priorizar uma abordagem organizada e cuidadosa em cada fase, os projetos não só atingem altos padrões de qualidade, mas também garantem segurança e durabilidade a longo prazo.
Em outras palavras: a rota das parcerias e uma visão colaborativa podem ser os diferenciais que impulsionam uma construção civil eficiente, em meio aos desafios e oportunidades de um mercado em transformação.