O mercado da beleza e estética está em franca ascensão no Brasil, movimentando cifras bilionárias e se consolidando como um dos principais setores da economia. No ano passado, o país foi considerado o terceiro maior consumidor de produtos de beleza no mundo, com um crescimento médio anual de 72%, projetando um faturamento de US$ 40 bilhões até 2027.
Diante do cenário promissor, o Febratex Group, líder na organização de feiras têxteis na América Latina, decidiu expandir sua atuação com o lançamento da Beauty & Esthetic Show (BES).
Prevista para agosto de 2025, a feira tem como objetivo proporcionar um espaço de conexão e inovação para os profissionais da área.
Conversamos com Hélvio Roberto Pompeo Madeira, presidente do Febratex Group, para entender mais sobre os desafios e as expectativas dessa primeira edição.
Como surgiu a ideia de lançar a Beauty & Esthetic Show (BES) pelo Febratex Group?
Pompeo: A ideia da Beauty & Esthetic Show surgiu de forma natural, pois compreendemos o aquecimento do setor no Brasil. O Febratex Group, ao longo dos seus mais de 40 anos de história, sempre buscou estar atento às mudanças e tendências. Já temos uma forte atuação na área têxtil, mas percebemos uma movimentação muito significativa no mercado da beleza e estética. Esse setor tem crescido de forma exponencial, impulsionado pelo autocuidado e pelas inovações em cosméticos e tratamentos. Foi então que, após uma análise detalhada e estudos, vimos que havia uma grande oportunidade de contribuir para o desenvolvimento desse segmento, especialmente em Santa Catarina, onde existem mais de 120 mil profissionais atuantes. A Beauty & Esthetic Show vem exatamente para preencher essa lacuna e oferecer um evento que conecta toda a cadeia produtiva.
Já são anos realizando grandes feiras por todo país, no entanto, na temática da beleza e estética será a primeira vez. Quais os principais desafios?
Pompeo: Sem dúvida, cada novo mercado traz seus próprios desafios. Nós temos uma experiência consolidada em realizar grandes feiras em todo o Brasil, especialmente no setor têxtil, mas o segmento da beleza e estética tem suas particularidades. O desafio é garantir que o evento atenda às expectativas de um público muito exigente e dinâmico, que está em constante transformação. Nosso diferencial será trazer a mesma excelência e profissionalismo que o Febratex Group sempre aplicou, mas com um foco muito específico nas necessidades e tendências desse mercado. Estamos trabalhando lado a lado com profissionais que conhecem a área a fundo, para que possamos criar uma experiência realmente relevante para todos os envolvidos, desde expositores até os profissionais que visitarão a feira.
Já existem marcas e empresas confirmadas como expositores? Pode revelar algumas delas?
Pompeo: Sim, já temos várias marcas confirmadas e esse é um reflexo da confiança que o mercado deposita no Febratex Group. A Beltrat Cosméticos, uma empresa com mais de 15 anos de história no setor de cuidados e beleza,ljá garantiu sua participação, assim como Bel Col, Eccos Dermocosméticos, RZ Make UP, Me Babo, Lady Lâminas, entre outras. Além disso, estamos em negociação com outros grandes players do segmento de cabelo, maquiagem, barbearia, estética e demais segmentos do setor. Nosso objetivo é oferecer uma plataforma rica em oportunidades para expositores e visitantes, com espaço para inovação, networking e novos negócios. Ainda estamos fechando com mais parceiros e posso garantir que teremos um evento com muitas surpresas e grandes nomes da indústria.
O foco é receber profissionais da beleza e estética como visitantes, o que eles podem esperar desta primeira edição?
Pompeo: Os profissionais que vierem à Beauty & Esthetic Show podem esperar um evento de alto nível, que vai muito além de uma feira tradicional. Teremos mais de 100 expositores, workshops, cursos e palestras que abordarão desde as últimas tendências em estética facial e corporal, até inovações em técnicas de cabelo e maquiagem. E também traremos novidades sobre tecnologia, gestão, inovação e equipamentos. Nossa intenção é oferecer uma verdadeira imersão no que há de mais moderno no setor. Além disso, o evento será uma excelente oportunidade para troca de conhecimento, networking e, claro, para negócios. Queremos que esses profissionais saiam inspirados, atualizados e com ferramentas para aplicar no seu dia a dia.
A BES será realizada em Blumenau, cidade que já é sede da Febratex. Como aconteceu essa escolha?
Pompeo: Blumenau é uma cidade que já tem um papel muito importante para o Febratex Group. Além de sediar a Febratex, que é a maior feira têxtil da América Latina, a cidade oferece uma infraestrutura ideal para eventos desse porte. A escolha foi estratégica. Além da logística, temos aqui um ecossistema de negócios muito forte, com uma conexão direta com as entidades locais, como o Sebrae, o Senac e a Ampe, que nos ajudam a potencializar o impacto do evento. Blumenau também tem uma tradição empresarial muito sólida e uma economia diversificada, o que cria um ambiente favorável para que feiras como a BES sejam um sucesso. Sabemos que a cidade tem o perfil ideal para receber um encontro sobre beleza e estética dessa magnitude e a expectativa é que isso se reflita diretamente nos resultados, tanto para os expositores quanto para os visitantes.