Santa Catarina abriu 13.074 vagas de emprego com carteira assinada em setembro, crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
No acumulado do ano, foram gerados quase 130 mil empregos, segundo melhor resultado do estado desde o início da série histórica, em 2004.
Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira, dia 30, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Na comparação com outros estados, Santa Catarina ficou na oitava colocação que apresentaram o maior saldo de emprego no mês. O Brasil como um todo abriu 247,8 mil vagas em setembro, um crescimento de 0,52% no mês.
Setorialmente, o aumento foi notado em todos os grandes setores econômicos, com destaque para os serviços (6.317). Na sequência, aparecem o comércio (+2.910) e a indústria (+3.110), com um crescimento relativo de 27% e 114%.
O secretário de Estado do Planejamento de Santa Catarina, Edgard Usuy, comentou os dados do emprego no estado, destacando o bom momento da economia catarinense:
“Santa Catarina vive um ciclo de crescimento econômico sólido. E os dados mostram isso, a geração de empregos no estado está 20% acima da média nacional, e quem ingressa no mercado catarinense em 2024 tem encontrado, um salário melhor que o do ano passado (+2,34%). Nosso compromisso é fortalecer essa dinâmica com políticas que ampliem a competitividade e empregabilidade, com investimentos nesta linha e para isso, ainda temos muito trabalho pela frente para garantir ainda melhores condições de trabalho e renda”.