“Fazer uma cerveja de alta qualidade não é tão complicado. Difícil é fazer a mesma cerveja duas vezes”. Esta máxima do setor de cervejarias artesanais reflete um desafio histórico do setor: a padronização. Mas uma nova tecnologia em testes na Cervejaria Pomerânia, de Pomerode, promete pôr fim a esse dilema.
A fábrica da microcervejaria foi escolhida para experimentar o Nxus Brew, um sistema que coleta dados de temperatura, pressão e densidade durante a fermentação da cerveja. A solução da Nedgex é o braço de novos negócios da multinacional alemã Netzsch
A ferramenta disponibiliza as informações em tempo real, permitindo que o mestre cervejeiro e sua equipe controlem os tanques a distância, garantindo alta qualidade nos diferentes lotes.
“Um dos grandes desconfortos para quem faz cerveja é essa necessidade de estar o tempo todo medindo a fermentação. Você perde o sono pensando se algo saiu errado enquanto você não está lá. Mas se tenho tudo no meu smartphone, o controle é muito mais rigoroso“, analisa o mestre cervejeiro da Pomerânia, Sivonei Fucks.
É possível configurar alarmes para que soem sempre quando algum parâmetro estiver fora do esperado. Numa próxima versão do equipamento, será possível controlar os tanques pelo celular, tablet ou notebook, sem a necessidade de um profissional na fábrica para fazer os ajustes manuais.
Outras 9 cervejarias devem participar dos testes para validação do produto. A previsão é levar ao mercado a partir do segundo semestre de 2025.