Search

Abertura de empresas cresce 11,4% em SC

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom

Entre janeiro e novembro, Santa Catarina registrou a abertura de 236.216 novas empresas, o que representa uma alta de 11,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Além disso, o estado bateu um recorde histórico. Isso porque o número de empresas abertas este ano já é o maior para um ano desde o início da série histórica apurada pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc).

Entre as empresas constituídas neste ano, 175.181 são de Microempreendedores Individuais (MEIs), consolidando a importância do micro e pequeno empresário no cenário econômico catarinense.

O ranking de cidades é encabeçado por Florianópolis (25.788), seguido por Joinville (21.930), Blumenau (12.724), Itajaí (12.350) e São José (10.832). Entre os setores econômicos, o destaque são as atividades de prestação de serviço e comércio.

Número de mulheres empreendedoras cresce 5,7%

As mulheres têm demonstrado um papel de protagonismo, com 131.253 empresárias registradas entre as novas empresas, o que representa uma parcela significativa da força empreendedora do estado. O volume é 5,7% superior ao registrado no mesmo período do último ano.

O impacto econômico do empreendedorismo em Santa Catarina também é expressivo. Juntas, essas novas empresas com participação feminina somam um capital social de R$ 14,6 bilhões, equivalente a 27,8% do total de capital social registrado no período.

Jovens lideram movimento empreendedor

Um dado que chama atenção é o destaque da faixa etária de 31 a 40 anos, que reúne 98.370 novos empreendedores. Nesse sentido, o estado tem registrado maior participação de empresários mais jovens no quadro societário das empresas.

A Jucesc está realizando uma série de iniciativas para facilitar a abertura de empresas. Medidas como a implantação de inteligência artificial e medidas de desburocratização simplificam a constituição de novos negócios. O tempo médio para para abertura de uma empresa, que envolve registro (de 2h na Jucesc) e legalização (todos os alvarás em até 46h), é de 48 horas no total e estamos trabalhando para reduzir este prazo por meio do projeto Simplifica SC, que integra todos os órgãos ao sistema da Jucesc. Essa agilidade é fundamental para que o empreendedor possa trabalhar, vender, prestar serviços mais rapidamente, de forma a movimentar a nossa economia”, afirmou o presidente da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), Fernando Baldissera.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também