Conjunto de habilidades comportamentais, sociais e emocionais de uma pessoa, as soft skills são cada vez mais relevantes nos processos de recrutamento e seleção das empresas.
Diferentemente das hard skills, que se referem a conhecimentos técnicos que podem ser adquiridos por meio de treinamentos, as soft skills estão relacionadas a traços da personalidade e têm influência direta no desempenho profissional, especialmente no trabalho em equipe.
Em 2025, de acordo com a pesquisa Leadership Outlook, do Evermonte Institute, 10 soft skills estarão em evidência, sendo comunicação e escuta ativa a mais importante.
“Para 70,3% dos executivos ouvidos pelo estudo, essa é a habilidade mais demandada nas contratações deste ano”, explica o diretor associado do Evermonte Institute, Paulo Walendorff.
De acordo com ele, comunicação e escuta ativa é uma soft skill fundamental em ambientes corporativos cada vez mais colaborativos:
“Ter uma comunicação clara e saber ouvir de maneira preditiva são competências indispensáveis para fomentar o relacionamento interpessoal e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais colaborativo e integrado”.
Emoções sob controle
Não basta, no entanto, olhar para a comunicação de maneira isolada. A inteligência emocional, segundo o Evermonte Institute, é a segunda soft skill mais relevante para 2025, com 69,4% de menções na pesquisa.
“Há uma diferença significativa de opiniões quando falamos sobre inteligência emocional. Todavia, ela pode ser considerada o principal propulsor de todas as outras competências. Sobretudo em posições de liderança, posicionar-se com coerência e assertividade é essencial para criar confiança, resolver conflitos e tomar decisões equilibradas”, afirma.
Da mesma forma, resiliência e orientação a resultados aparecem como a terceira e a quarta soft skills mais importantes para este ano, com 63,4% de menções.
“As habilidades de se adaptar às transformações e de manter o foco nos objetivos traçados serão muito valorizadas pelas empresas”, explica.
Os executivos ouvidos pela pesquisa ainda apontaram agilidade (55,9%), pensamento crítico (54,1%), tomada de decisões (52,5%), negociação (51,2%), flexibilidade (45,9%) e criatividade (37,8%) como soft skills relevantes para as contratações deste ano.
O estudo ouviu 320 executivos em cargos de gerência sênior, diretoria, C-Level e Conselho com atuação em empresas de todas as regiões do Brasil.
Confira as 10 soft skills mais demandadas para 2025
1. Comunicação e escuta ativa
2. Inteligência emocional
3. Orientação a resultados
4. Resiliência
5. Agilidade
6. Pensamento crítico
7. Tomada de decisões
8. Negociação
9. Flexibilidade
10. Criatividade
Fonte: Evermonte Institute (Leadership Outlook 2025)