Criada pela família Hering em fevereiro de 1935, para atender às necessidades dos colaboradores da companhia em um período anterior à CLT e ao SUS, a Fundação Hermann Hering dá um salto para o futuro ao integrar tecnologia e interatividade à preservação da história da moda.
Para marcar essa transição e celebrar seus 90 anos, a fundação investiu em iniciativas inovadoras e que permitirão novas formas de interação com o público.
“A Fundação Hermann Hering chega a este momento com orgulho do passado, mas com um olhar voltado para o futuro. Queremos ser reconhecidos pela comunidade como uma instituição a serviço da sociedade, e não apenas como um legado da Companhia Hering”, destaca Marciel Eder Costa, diretor presidente da fundação.
Mais do que um espaço de preservação da memória têxtil, o Museu Hering no metaverso conecta o mundo físico ao virtual (phygital), usando realidade virtual, inteligência artificial e gamificação para criar experiências inéditas e envolventes voltadas a visitantes de todas as idades, convidando o público a mergulhar em um universo interativo onde o passado e o futuro se encontram.
No ambiente virtual, a história da empresa ganha uma dimensão emocionante. Com técnicas avançadas de restauração, colorização e animação, os visitantes terão a oportunidade única de ver Hermann Hering (1835-1915), fundador da companhia, “voltar à vida” para contar, em primeira pessoa, sua trajetória e os desafios de construir uma das marcas mais icônicas do Brasil.
O processo começa com a recuperação de fotografias em preto e branco, desgastadas pelo tempo, e evolui para sofisticadas técnicas de programação e IA, que recriam expressões faciais e movimentos com impressionante realismo.
A tecnologia também apresenta ao público a esposa Minna, e seu irmão, Bruno Hering, co-fundador da companhia, e os três revelam, juntos, os detalhes dessa história. Desenvolvida pela MetaVerso Startup, a visita ao museu ganha ainda mais emoção com a utilização de óculos de realidade virtual, convidando o visitante a interagir com os personagens e com os ambientes do museu digital.
Museu Hering Experience
A nova fase inaugura também outra experiência que aproxima o público do legado da instituição: o Museu Hering Experience, assinado por Kauê Lopes, proporciona aos visitantes ir além do museu tradicional e, em um tour guiado, convida a explorar os espaços históricos da Companhia Hering, proporcionando um olhar único sobre o passado, presente e futuro da moda.
“O objetivo do Museu Hering Experience é oferecer uma vivência que conecte o visitante emocionalmente com a história da moda e da Cia. Hering“, destaca Marciel.
O roteiro inclui os bastidores da produção, uma jornada pela evolução da moda desde 1880 até os dias de hoje, incluindo uma visão sobre a “camiseta do futuro” e a abertura do Jardim Suspenso aos visitantes. Idealizado pelo paisagista Roberto Burle Marx a convite do arquiteto Hans Broos, o jardim traz uma experiência sensorial única, combinando arte, natureza e história.
“O Museu Hering Experience não é apenas sobre o passado, é sobre inspirar o futuro. Queremos que o visitante saia daqui não somente com conhecimento, mas com emoção e um olhar renovado sobre a moda e inovação”, antecipa o diretor.
Horários e agendamentos
As visitas ocorrem de segunda a sábado, das 10h às 16h. O Museu Hering Experience precisa de agendamento prévio e ocorre às 10 horas da manhã, com duração de duas horas, a partir de 26 de fevereiro. É permitido para maiores de 18 anos.
Já o Museu Hering no Metaverso tem acesso global pelo site da fundação, aplicativo disponível na Play Store ou por óculos de Realidade Virtual, próprios ou disponíveis no local, a partir de 26 de fevereiro.