Pesquisar

Startup Summit promove ação inédita com foco em compras públicas de inovação

Foto: divulgação

A programação do Startup Summit vai incluir uma ação pioneira especificamente voltada para govtechs ou startups com serviço potencial para fornecer soluções para órgãos públicos, com a realização, pela primeira vez, de rodadas de pitch promovidas por entidades governamentais compartilhando seus desafios públicos.

A iniciativa, que acontece nos dias 27 e 29 de agosto, durante a programação matinal do evento, faz parte de uma estratégia inédita do Sebrae Startups para fomentar as chamadas “compras públicas de serviços de inovação” e ampliar o mercado das startups, com o modelo de negócio chamado B2G (Business-to-Government).

Ao invés de startups apresentarem seus produtos, são as prefeituras e entidades públicas que assumem o palco para descrever seus desafios públicos e buscar soluções junto às govtechs. Participam apenas as startups previamente selecionadas no Prêmio Sebrae Startups.

A programação contará ainda com a presença do advogado Bruno Portela, especialista em direito público e um dos redatores do marco legal das compras públicas de inovação (CPSI), de 2017. Ele apresentará palestras sobre os fundamentos legais que embasam esse tipo de contratação e detalhará como os órgãos públicos podem inovar com segurança jurídica e controle institucional.

Além dos pitch reversos, o segundo dia será dedicado a sensibilizar gestores públicos, entre eles mais de 120 prefeitos e servidores públicos, especialmente de municípios catarinenses – sobre o uso estratégico das compras públicas de inovação.

Estamos promovendo um movimento estruturado de inovação dentro da gestão pública. O governo também precisa inovar, e as startups podem desempenhar um papel central nesse processo. Ao aproximar prefeituras e órgãos federais e estaduais de soluções tecnológicas desenvolvidas por govtechs, conseguimos ampliar oportunidades de mercado, melhorar serviços públicos e qualificar o uso do orçamento público“, destaca Fábio Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae Santa Catarina.

A iniciativa também conta com o apoio de instituições de controle como o Governo do Estado de Santa Catarina, Tribunal de Contas/SC (TCE-SC), o Ministério Público/SC (MPSC), Tribunal de Justiça/SC (TJ-SC), Assembléia Legislativa/SC (Alesc) , que já participam de projetos como o InovaGov SC, uma articulação local que busca garantir segurança jurídica às contratações por inovação.

Confira a programação:

27 de agosto

  • 9h – Palestra “B2G como um novo mercado para sua startup”, com Bruno Portela
  • 10h – Decifrando o CPSI: dicas, acertos e aprendizados de startups
  • 10h45 – Pitch de desafios públicos

28 de agosto

  • 9h – Palestra “Transforme a gestão pública com Compras Públicas de Inovação”, com Bruno Portela
  • 10h10 – InovaCPIN: a plataforma que está mudando as Compras Públicas de Serviços Inovadores
  • 11h – InovaGov SC
  • 11h10 – Painel A Experiência dos Órgãos de Controle em Compras de Inovação

29 de agosto

  • 9h – Painel Experiências no CatalisaGov
  • 10h – Pitch reverso de desafios públicos

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também