Pesquisar

Startup Summit: conheça a DataPay, primeiro cofre digital de dados do Brasil

Foto: divulgação.

De Caxias do Sul (RS), o DataPay transforma dados pessoais em um ativo para o usuário, permitindo que ele os armazene com segurança em um “cofre digital” e receba benefícios ou dinheiro ao compartilhá-los com empresas. 

Nossa solução resolve dois problemas: para as pessoas, oferece controle, transparência e retorno financeiro pelo uso dos seus dados, e para as empresas, disponibiliza um marketplace confiável de informações qualificadas para campanhas e tomadas de decisão, garantindo conformidade com a LGPD”, destaca Rafael Aquino, CEO da startup.

A ideia do negócio surgiu ao perceber que, diariamente, milhões de brasileiros cedem seus dados gratuitamente para plataformas e aplicativos, sem saber como ou para quê essas informações serão utilizadas.

A partir dessa constatação, decidimos criar um modelo em que os dados sejam valorizados e monetizados de forma ética, criando um ecossistema onde usuários e empresas se beneficiam mutuamente”, complementa.

Entre os diferenciais da startup estão: modelo de DataCoins, uma moeda digital própria que o usuário pode trocar por benefícios como ingressos, assinaturas de streaming ou descontos exclusivos, marketplace que conecta empresas e consumidores de forma direta, camadas de dados com diferentes valores (simples, médios e avançados), permitindo personalização na compra e venda, e compromisso com privacidade, transparência e LGPD.

Entre as principais conquistas destacadas pelo CEO, estão os primeiros clientes pagantes e mais de 350 usuários na lista de espera desde a criação da ideia ao MVP. Além disso, a startup está entre as 15 finalistas do BRDE RS e também é acelerada pelo Inovativa.

No Startup Summit, que acontece de 27 a 29 de agosto, em Florianópolis, vai apresentar oficialmente o DataPay para o ecossistema nacional de inovação, buscando atrair empresas interessadas em comprar dados de forma ética e usuários que queiram transformar suas informações em benefícios reais. 

Também será uma oportunidade para fechar novas parcerias e expandir nosso modelo de negócio para outros nichos estratégicos”, finaliza o CEO.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também