Santa Catarina demonstra uma notável capacidade de transformar conhecimento e criatividade em inovação real e valor econômico, destacando-se como líder no ranking nacional do indicador Intensidade Tecnológica e Criativa.
O estado também apresenta excelente desempenho nos indicadores Propriedade Intelectual e Empreendedorismo, nos quais ocupa a 2ª posição entre todas as unidades federativas do país.
Esse desempenho positivo levou Santa Catarina ao 4º lugar no ranking geral do Índice de Inovação dos Estados 2025, estudo desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Observatório da Indústria Ceará, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
“Santa Catarina se destaca por sua capacidade de converter conhecimento em soluções concretas, com força da economia criativa. O dinamismo do ambiente de negócios, marcado pela atuação de startups e pelo empreendedorismo inovador, impulsiona a competitividade do estado. Soma-se a isso uma expressiva produtividade na geração e proteção de propriedade intelectual, o que consolida Santa Catarina como uma referência nacional em inovação com alto valor agregado“, avalia Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria Ceará.
Outro fator que contribui para a força da inovação no estado é o indicador Investimento e Financiamento Público em Ciência e Tecnologia (C&T), no qual o estado ocupa o 3º lugar no país. Esse indicador é medido a partir do aporte financeiro público à inovação, incluindo despesas públicas empenhadas em C&T, subvenções a startups pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e financiamentos à inovação pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Merece destaque, ainda, a conquista do 5º lugar no Brasil no índice de Capacidades, que expressa o nível de preparo do estado para a inovação. Os resultados alcançados consolidam como o 2º estado mais bem posicionado da Região Sul, reafirmando sua relevância no ecossistema inovador brasileiro.
Nos últimos cinco anos, Santa Catarina manteve-se entre os quatro primeiros colocados do ranking nacional, evidenciando um padrão sólido de alto desempenho, baseado em políticas bem estruturadas e ações estratégicas voltadas à inovação.