Integrante do Programa de Incubação do Instituto Gene, a Agilizer vem se consolidando como uma solução inovadora para empresas do setor automotivo. A startup desenvolveu uma plataforma de gestão que automatiza processos em oficinas mecânicas, com controle de estoque, serviços e atendimento.
A história da Agilizer começou em 2022, quando Joaquim de Oliveira Junior e os sócios Eder Bueno e Tiago Henrique Angioletti fundaram a Holti com o nome de JET Code para atuar como fábrica de software. Em 2024 eles perceberam a necessidade de criar um produto escalável.
Como os três tinham experiência no desenvolvimento de ERPs e Joaquim, atual COO, tinha proximidade com o universo automotivo, nasceu a ideia de desenvolver um sistema específico para oficinas mecânicas.
“Em 2024 começamos o desenvolvimento e buscamos investimento para subsidiar o projeto. Foi então que entraram dois novos sócios, Rai Ehrat e Augusto Ferrari, que nos auxiliaram e auxiliam muito até hoje na Holti, empresa proprietária e desenvolvedora do projeto Agilizer. Em 2025 agregamos mais uma pessoa ao nosso quadro de sócios, o Ederson Schwarz, que veio para nos ajudar na parte de programação também”.
O COO explica que a proposta foi desenvolver uma plataforma simples, intuitiva e ágil, que evitasse que os operadores ficassem presos a tarefas repetitivas.
Além da facilidade de uso, o sistema reúne ferramentas que fazem diferença na rotina das oficinas, que ainda perdem tempo preenchendo formulários manuais e buscando informações em pilhas de papel.
A plataforma permite a criação rápida e intuitiva de ordens de serviço, com acompanhamento em tempo real do status, além de histórico completo de serviços por cliente ou veículo. Emite o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) de forma automática, permite o acompanhamento do fluxo de caixa diário, semanal e mensal, reúne contas a pagar e a receber, entre outras funcionalidades essenciais para o controle do negócio.
Entre os diferenciais, a plataforma oferece checklists personalizados, cadastros automatizados, possibilidade de anexar fotos e vídeos, integrações e consultorias especializadas, além de novas ferramentas que seguem em desenvolvimento.
Apesar de jovem, a startup já colhe resultados significativos. Após iniciar a comercialização em fevereiro de 2025 e reestruturar processos em abril, a startup fechou o mês de agosto com mais de 30 clientes ativos e anunciou a chegada do primeiro colaborador.
A meta agora é alcançar entre 80 e 100 clientes até o fim de 2025, além de ampliar as funcionalidades da plataforma.
“Estamos executando diversos projetos novos em nosso sistema, buscando cada vez mais entregar facilidade e agilidade para nossos clientes”.
O apoio do Instituto Gene, entidade gestora do Centro de Inovação Blumenau, tem sido fundamental nesse processo.
“O Gene está presente conosco nos auxiliando em diversas vias. As consultorias foram e são de grande importância para nós. Nos trazem profissionais incríveis para nos ajudar, muitas vezes nos colocam no trilho, outras vezes refinam nosso caminho. Hoje o Gene é indispensável para o crescimento do Agilizer e de todos os profissionais que compõem a nossa empresa”, finaliza.