O InovAtiva Experience 2025 marcou o encerramento dos programas de aceleração da plataforma InovAtiva Brasil, iniciativa gratuita que realiza um ciclo anual de aceleração de startups.
Voltado para soluções inovadoras alinhadas à política pública da Nova Indústria Brasil (NIB), o evento concentrou-se em projetos nas etapas de validação, operação e tração, com foco na transformação digital da indústria.
Realizado nos dias 30 e 31 de agosto na ACATE, o encontro reuniu mais de 200 participantes em uma programação que promoveu networking, mentorias personalizadas e conexão com investidores, encerrando o ciclo de aceleração do InovAtiva Brasil e do InovAtiva de Impacto Socioambiental.
Ao final, 15 startups foram premiadas, trazendo toda a diversidade do empreendedorismo nacional, com empresas de diferentes estados, como Maranhão, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.
Entre as 15 selecionadas, sete startups fazem parte do ecossistema do Founders Club, primeira aceleradora não convencional no Brasil que apoia o fundador em todas as etapas de sua trajetória durante os 365 dias do ano, são elas: DAISEE (PR), reconhecida como Startup Destaque em Inteligência Artificial, Work Resíduos (MA), laureada na categoria Tecnologias para a Indústria e RastreaMed (MG), Dokbot (SE), Abaccus (SP), Coligo (RS) e LUCES (SC), reconhecidas na categoria TOP Performance, novidade desta edição do programa por destacar negócios que mais se sobressaíram ao longo de toda a jornada.
Para Marcelo Wagner, CEO do Founders Club, a premiação simboliza não apenas uma conquista, mas também um marco na jornada dos empreendedores:
“Os empreendedores são os grandes protagonistas, que se dedicaram ao longo de todo o programa para garantir esse reconhecimento. Sentimos um orgulho imenso de acompanhar essa conquista sabendo que não é o fim: enquanto o InovAtiva Brasil encerrou, eles seguem ativos no Founders Club. O desafio de empreender segue, e o nosso compromisso também”.
De acordo com ele, o resultado reforça o impacto e o alcance democrático do empreendedorismo nacional:
“É inspirador ver negócios premiados que surgem fora dos grandes centros. Temos empresas de diferentes regiões, como o Maranhão e Sergipe, mostrando que a inovação precisa ser acessível para todos. Acreditamos nesse princípio, nascemos online justamente para acolher e apoiar qualquer empreendedor, independentemente de onde esteja”.
No Founders Club, onde o Economia SC é parceiro, os empreendedores possuem uma série de benefícios, desde mentorias personalizadas, interagindo com experts do mercado que integram, ao acesso a inúmeras ferramentas, que entre bônus, descontos e créditos são avaliados em mais de R$ 180 mil.
Além disso, há o apoio contínuo na conexão com grandes corporações, acesso a recursos de fomento e investidores, que já resultou em R$ 29 milhões de aportes levantados, e programas de aceleração. O programa também oferece atividades práticas, como aulas de pitch e preparação para rodadas de investimento, além de dar visibilidade às iniciativas dos participantes, divulgando seus projetos para ampliar conexões e oportunidades de crescimento.
O co-fundador do Founders Club, Anderson Diehl, destaca que o reconhecimento do InovAtiva é a consolidação da assertividade de como a construção de uma rede de colaboração é capaz de fortalecer trajetórias, ampliar horizontes e gerar valor sustentável para empreendedores que acreditam no poder da inovação e da perseverança:
“Criamos algo muito especial, apoiando de forma única empreendedores de todo o Brasil. Nosso propósito é oferecer não apenas suporte, mas também inspiração, acesso a oportunidades e recursos que impulsionam sonhos e transformam ideias em negócios de impacto”.