Com o case Primeira Toalha de Algodão Rastreável do Brasil, a Döhler conquistou o Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Gestão Ambiental. A premiação, que chega à sua 31ª edição e é considerada a mais relevante e tradicional do país no quesito ambiental, reconhece iniciativas empresariais que transformam boas ideias em impacto positivo para o planeta.
A entrega da premiação ocorreu neste sábado, 27, em Florianópolis, em evento que reuniu as melhores práticas ambientais. Foi recebida pelos engenheiros ambientais da Döhler Luciano Wiggers e Angélica Alves Martins. Esta é a quinta vez que a empresa leva pra casa o troféu Onda Verde.
A toalha de algodão rastreável nasceu de uma parceria com o programa SouABR, da ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), que permite que o consumidor conheça a jornada completa da peça, da fazenda à prateleira, por meio de um QR Code na etiqueta do produto. Em cada etapa do processo os dados são inseridos em uma plataforma que usa a tecnologia blockchain para impedir qualquer alteração.
A Toalha Marrocos não foi o único reconhecimento da Döhler na longeva premiação. Vale relembrar outras conquistas, como a de 2024, quando a empresa venceu na categoria Energia Limpa pela instalação de 2,3 mil placas solares no telhado. Outro marco importante foi a parceria com a Univille com o projeto Monitorando os Rios pela Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, premiado em 2021 e 2022.