A comunidade Guardiões Digitais, fundada no Rio Grande do Sul pela Introduce, empresa especializada em segurança da informação, já conecta mais de 1.500 profissionais da área em todo o Brasil.
Com encontros semanais no Guardiões Talks, especialistas da Introduce e parceiros de tecnologia compartilham conteúdos exclusivos, cases práticos e estratégias que aproximam profissionais, empresas e organizações em busca de amadurecimento digital.
Para os profissionais da área, fazer parte da comunidade significa ter acesso a descontos, eventos exclusivos, cursos e oportunidades de networking e matchmaking.
Mauricio Gimenes, CSO da Introduce, explica que a ideia da comunidade surgiu a partir de um desafio que o mercado de segurança da informação enfrenta: a falta de profissionais qualificados.
“Hoje, temos um déficit que ultrapassa 800 mil vagas abertas e muitas empresas relatam dificuldades em encontrar talentos preparados para atuar nessa área crítica. Além disso, existe uma dor clara de treinamento, conscientização e conexão entre os profissionais do setor”.
Foi então que surgiu a comunidade, um espaço que acredita que o conhecimento é a melhor defesa contra ameaças cibernéticas.
Hoje, possui forte presença em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e projeta expansão para Belo Horizonte e São Paulo em 2026, sendo considerada uma das maiores e mais ativas redes de cibersegurança do país.
Projeção de crescimento
A comunidade projeta atingir 2 mil membros ativos ainda neste ano e expandir para 5 mil membros em 2026, ano em que pretende impactar 15 mil pessoas através de apoio aos Guardiões Digitais dentro das empresas, ajudando-os a conscientizar e treinar seus colaboradores.
Mauricio conta que ainda pretende fazer oito encontros presenciais em capitais estratégicas, conectando presencialmente mais de 1.000 guardiões, e lançar, em 2026, uma plataforma com treinamentos voltados à formação técnica em SI, com apoio de grandes fabricantes globais como Fortinet, Sophos, JumpCloud, Microsoft, Google, Axur, Arcerve, Acronis, Hacker Rangers entre outros.
Na visão dele, o futuro da segurança da informação será cada vez mais estratégico para a sobrevivência dos negócios.
“Os números do mercado mostram que esse é um setor que movimentará mais de R$ 30 bilhões até 2029, mas que, ao mesmo tempo, convive com um déficit de talentos e com ameaças crescentes, reconhecidas pelo Fórum Econômico Mundial como um dos Top 5 riscos globais até 2027”.
Nesse cenário, a comunidade contribui de duas formas:
- Capacitação de pessoas: promovendo aulas, talks e treinamentos semanais com temas atuais e aplicáveis, como Zero Trust, DLP, IAM, LGPD, ISO 27001, OSINT, entre outros;
- Crescimento das empresas: ajudando organizações a se anteciparem às ameaças, fortalecerem suas equipes e conectarem-se a um ecossistema ativo de negócios e inovação.
“Nosso papel é ser um ecossistema multifacetado, capaz de gerar aprendizado, oportunidades reais, crescimento profissional e assertividade para as empresas, sempre mantendo a cultura de segurança como prioridade”, finaliza.
Para fazer parte da comunidade é preciso fazer uma inscrição on-line. O acesso ao grupo de WhatsApp, eventos digitais e conteúdos básicos é gratuito.