Pesquisar

Empresa de IA para gestão hospitalar chega a Blumenau

blank
Foto: Maila Andrade.

Criada pelo mesmo empreendedor que trouxe a Serasa para Santa Catarina, a Rivio chega a Blumenau com previsão de expansão e abertura de vagas para profissionais de tecnologia.

A empresa tem como objetivo pôr fim à glosa e ao subfaturamento hospitalar. A glosa ocorre quando uma operadora não reembolsa o hospital pelos serviços prestados aos segurados por identificar descumprimento de regras contratuais, ausência de documentos ou falhas administrativas.

Hospitais brasileiros tiveram R$ 5,8 bilhões em pagamentos retidos de serviços prestados somente em 2024 por conta de glosas, segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).

Embora boa parte desses valores seja recuperada após longos recursos administrativos, o processo compromete o caixa das instituições e atrasa investimentos em atendimento e modernização.

A Rivio, que nasceu este ano e já atende mais de 30 hospitais, entre eles os maiores do país, foi criada para atacar esse problema de forma inédita.

Além de automatizar o faturamento hospitalar com uso de inteligência artificial, a empresa oferece uma garantia contratual de performance: 100% dos atendimentos serão recebidos e as glosas serão eliminadas.

“Essa cláusula elimina o receio de terceirizar o processo. Se a Rivio não eliminar as glosas, o prejuízo é nosso, e não mais do hospital”, afirma Silvio Frison.

Escritório à moda Google

A plataforma baseada em inteligência artificial é toda desenvolvida em Blumenau a partir do escritório de quase 500m², na Torre Ibiza, projetado por um arquiteto do Google para abrigar mais de 100 postos de trabalho.

“Recém nos instalamos na cidade e já tivemos de abrir novas vagas”, informa Matheus Losi, CTO da nova empresa.

Neste momento, a Rivio procura IA engineer e software engineer.

A aposta no modelo disruptivo é sustentada pela trajetória de seus fundadores, ambos da Universidade de Stanford e com histórico semelhante na resolução de problemas complexos relacionados à receita.

Na Serasa Consumidor, Silvio Frison criou a maior plataforma mundial de negociação de dívidas e obtenção de crédito, atendendo mais de 90 milhões de brasileiros.

Ricardo Sales, o outro sócio, fundou a Isaac, plataforma que gerencia as finanças de 2.500 escolas particulares no Brasil.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também