Pesquisar

Silva Schütz Advogados é premiado por projeto que transformou experiência do cliente

Foto: divulgação.

O escritório Silva Schütz Advogados, de Florianópolis, foi premiado no Análise DNA + Fenalaw 2025, em São Paulo, por um projeto que estruturou o mapeamento e a governança dos processos internos da atuação consultiva.

O DNA + Fenalaw é uma iniciativa criada para reconhecer e valorizar as práticas mais inovadoras no universo da advocacia empresarial, com prêmios em diversidade e inclusão, gestão, marketing jurídico, tecnologia e inteligência artificial aplicada na área.

O reconhecimento da empresa veio na categoria gestão e destaca o escritório como uma referência jurídica em Santa Catarina, hoje em crescente projeção nacional.

A iniciativa que levou ao prêmio promoveu uma revolução organizacional no negócio, reestruturando cultura, rotinas, fluxos e indicadores.

Thiago Silva Schütz, fundador do escritório, destaca que o advogado é, por natureza, um profissional de autonomia.

“Ao retirar ruídos, retrabalho e tarefas dispersas, devolvemos ao advogado aquilo que lhe é essencial: tempo e espaço para pensar, interpretar, orientar e construir soluções jurídicas de valor”.

Um dos destaques de melhoria interna com a implementação do projeto é o SLA, indicador que mede o tempo médio da primeira resposta ao cliente. Antes, era de até 4 horas. Hoje, o escritório já avança para uma meta de resposta em até 30 minutos, sem perda de profundidade jurídica.

Além disso, o mapeamento resultou em até 71% de eficiência operacional, concentrando tarefas administrativas e repetitivas na controladoria jurídica, enquanto os advogados passam a atuar com mais foco na parte técnica, que exige conhecimento jurídico aprofundado.

O resultado é um modelo de operação que combina alta eficiência, entrega técnica aprofundada e experiência humanizada para clientes e advogados.

A implementação foi resultado de um esforço colaborativo de todo o time do escritório, que participou ativamente do projeto, além da contribuição das consultoras Ana Zunino, que foi responsável pela metodologia de mapeamento de processos e estruturação dos fluxos, e Juliana Sell, que cuidou da gestão do conhecimento e padronização, garantindo continuidade e integração das práticas.

Atualmente, o escritório faz mais de 3 mil atendimentos mensais, todos mapeados, trilhados e acompanhados de ponta a ponta, com controle de tempo, qualidade, encaminhamento e avaliação do cliente ao final do atendimento.

O fundador explica que esse sistema permite melhoria contínua real, com decisões baseadas em dados e feedback.

A mudança também foi percebida diretamente pelos clientes, que notaram maior transparência no andamento das demandas e passaram a avaliar cada atendimento, gerando um NPS vivo, acionável e conectado ao dia a dia.

“Não se trata apenas de organizar o escritório. Trata-se de transformar a maneira como a advocacia é vivida. Melhorou a entrega, melhorou a experiência, melhorou a gestão, e, principalmente, melhorou a vida do time”, conclui. 

Com a base consolidada, o escritório agora avança para a próxima etapa: novas camadas de automação, indicadores preditivos e ampliação da metodologia para todas as unidades de trabalho, mantendo a cultura de melhoria contínua como princípio central.

Compartilhe

Jornalista do Economia SC e Economia SP

Leia também