Pesquisar

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: conheça a trajetória das sócias do Blumenpass

Foto: Mel Pacheco/divulgação

Um estudo realizado pelo Sebrae, com base em pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o Brasil atingiu um marco histórico: 10,4 milhões de mulheres empreendedoras, o maior número já registrado, representando um crescimento de 42% entre 2012 e 2024 e reforçando o papel feminino como motor de geração de renda, inovação e transformação em todo o país.

Parte dessa estatística, está Ana Paula Dahlke e Joice Morastoni Cantoni, que se conheceram há 4 anos. De uma gravação de podcast para cá, elas se tornaram sócias do Blumenpass, um aplicativo que une experiências e aproxima o consumidor de estabelecimentos gastronômicos de Blumenau e região no formato “compre um, ganhe outro”. 

A trajetória de ambas, no entanto, é marcada por outras experiências até chegar no empreendedorismo. Confira abaixo os dois perfis: 

Joice Morastoni Cantoni: esposa, mãe de gatos e futura mamãe do Babycast

Eu comecei minha vida profissional vendendo flores e montando arranjos em uma floricultura do bairro onde cresci. Foi ali que percebi que, apesar de amar flores, minhas habilidades manuais não eram tão floridas assim. Logo depois, um vizinho que era contador me convidou para trabalhar com ele. Virei a “office girl” da empresa: carregava documentos, livros gigantes e ia diariamente aos órgãos competentes para abrir, fechar ou regularizar empresas. E todo dia 10 era sagrado: lá estava eu, no BESC, com uma maletinha cheia de boletos e dinheiro dos impostos dos clientes. Eu não entendia muito tudo aquilo, mas entendia que também não era o meu caminho”, conta.

Foi nessa fase que ela começou um curso técnico de informática e se identificou com a área.

A tecnologia me abriu portas: passei por suporte, qualidade, desenvolvimento, análise e até processos. Mas foi em projetos que encontrei meu lugar por muitos anos: organizar, entender demandas, construir soluções. Eu gostava, mas ainda não era aquele “propósito de vida”, destaca.

Em 2022, depois de mais de 15 anos na área de tecnologia e passando por diversas empresas, ela foi demitida. Na mesma época, o André Cantoni, seu marido, já empreendia com o Blumencast, um canal de Youtube que entrevista pessoas que fizeram e fazem parte da história  e página no Instagram que mostra o que há de melhor em Blumenau e região, há 2 anos. 

Com a demissão, decidimos arriscar tudo e empreender juntos. E essa, sem dúvida, foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado”, complementa.

Hoje, ela cuida da área administrativa e comercial do Blumencast , além das captações e ideias de conteúdo.

E agora, além do Blumencast, também sou responsável pela área de relacionamento com os parceiros do Blumenpass, nosso mais novo produto”, ressalta.

Grande parte dos hobbies das pessoas, para ela, virou trabalho — no melhor sentido possível, de acordo com ela:

Com tantos parceiros gastronômicos e de hospedagem, não é difícil me encontrar “passeando” e, ao mesmo tempo, trabalhando. Por isso, meu hobbie favorito atualmente é simples: ficar em casa com meu marido, meus seis gatos, minha família e meus amigos”.

Seu propósito de longo prazo, inclusive, é criar uma ONG que acolhe gatos de rua em Blumenau. 

Para 2026, além de continuar empreendendo no Blumencast e no Blumenpass, quer realizar outro grande sonho: ser mãe

Empreender mudou minha vida, me trouxe propósito e me mostrou que recomeços podem ser presentes disfarçados. Hoje celebro o Dia do Empreendedorismo Feminino com orgulho da história que construí  e da história que ainda estou escrevendo”, conclui.

Ana Paula Dahlke: do call center a empreendedora multissetorial, corredora e flamenguista

A trajetória da Ana Paula Dahlke começou com uma formação em Jornalismo na Universidade Regional de Blumenau (FURB), em 2015. Durante a graduação, escrevia textos jornalísticos e enviava para veículos de comunicação da cidade, acumulando experiência na área ainda durante sua formação.

No mesmo ano, ela foi contratada pela empresa Posthaus, um dos maiores e-commerces de moda do Brasil, no setor de atendimento.

Na época, eu decidi que iria morar sozinha e precisava me sustentar de alguma forma. Então comecei a trabalhar no call center, atendendo a marca alemã Bonprix, falando todos os dias com dezenas de clientes em todo o Brasil”.

A experiência de 2 anos no call center desenvolveu ela ainda mais para o campo da comunicação. O contato com várias culturas, idades, gêneros e todas as distintas características que o Brasil carrega, fortaleceram a experiência da Ana Paula no mercado. 

Após sua demissão, na metade de 2017, ela engatou um estágio não-obrigatório em um veículo de comunicação local, já focado em economia e negócios. Sua passagem de dois anos na redação deu ainda mais bagagem para o que ela vinha a se tornar.

Fiquei dois anos em um estágio e aprendi muito sobre o mercado de jornalismo, desde a construção de uma cartela de fontes até sobre como vender comunicação. Assim que o estágio terminou, em outubro de 2019, eu tive que tomar uma decisão sobre o futuro”. 

Foi aí que ela, no mesmo mês que se formou, em novembro de 2019, começou seu negócio: o Economia SC, que se tornou um dos maiores portais de jornalismo especializado em economia, negócios, inovação, tecnologia, startups, carreiras e ESG. 

O sucesso foi imenso. Em 2021, ela ganhou o principal prêmio de empreendedorismo da cidade: O Prêmio Gustav Salinger, na categoria Jovem Empreendor, a mais cobiçada. Em 2021, 2022, 2023 e 2024 também esteve entre as 10 principais profissionais de imprensa em inovação e startups do Brasil, pelo Startup Awards, da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Em 2023 e 2024 foi TOP 50 dos Mais Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças e, em 2025 foi TOP 100 dos Jornalistas Mais Admirados do Brasil, pelo Jornalistas & CIA.

Nesse meio tempo, ficou reconhecida nacionalmente e também fundou o Economia SP, na mesma proposta do Economia SC, mas focado no mercado do sudeste do país. Mais tarde, também se tornou sócia do Economia PR, replicando o modelo.

Têm sido uma jornada muito interessante e intensa. Todos os dias eu acordo para cumprir a minha missão: impulsionar negócios para o mundo através da comunicação”.

Neste ano, ela recebeu o convite para ser sócia do Blumenpass, onde está à frente das relações públicas (RP) e braço B2B do negócio. 

Estou muito feliz que uma amizade se tornou uma sociedade e que vamos continuar crescendo juntas. Nos conhecemos numa gravação do episódio do Blumencast, logo depois que ganhei meu primeiro prêmio, e hoje cá estamos empreendendo juntas”, comemora.

Entre os hobbies dela estão: corrida e jogo do Flamengo. No médio prazo, os planos são de conhecer o máximo de lugares pelo mundo e construir uma família.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também