Pesquisar

Florianópolis vai sediar o DWX 2026 com foco transformação digital, IA e a explosão do setor de dados

Foto: José Somensi

No Brasil, o setor de eventos é responsável por quase 4% do PIB nacional, gerando mais de 3 milhões de empregos diretos. Grandes eventos, como shows, feiras e festivais exigem uma alta demanda de serviços em diversos setores, que vão além das produções internas, abrangendo áreas de hotelaria, restaurantes, turismo e outros tipos de comércios locais. De maneira geral, o número de trabalhadores relacionados a eventos sofreu um aumento de 130,7%  nos últimos seis anos.

Por outro lado, o setor de tecnologia no Brasil também enfrenta fortes avanços, apresentando um aumento de quase 90% desde a época da pandemia. As expansões nessas áreas se relacionam ao impulsionarem a economia brasileira e regional de forma significativa, apresentando atrativos eventos tecnológicos que vão além de um ponto de encontro para especialistas e simpatizantes dos dados e Inteligência Artificial.

Um exemplo desse impacto econômico imediato é o Data World Xperience (DWX). Reconhecido como o maior evento de dados do Brasil, ocorre nos dias 26 e 27 de março, novamente em Florianópolis. Este evento se mantém como o primeiro compromisso do ano focado no setor de tecnologia, dados e inteligência artificial no país.

O DWX tem se destacado por sua curadoria de alto nível e pela diversidade de temas abordados. A última edição contou com nomes como Magno Maciel (um dos profissionais envolvidos no desenvolvimento do ChatGPT), Guilherme Tavares (CEO da Toccato), Rodrigo Sartorio (diretor de produtos da Totvs), Rodolfo Ramos (Anubz & Forest Watch) e César Ripari (empresa QLIK), além de especialistas da Dell Technologies, MCIO, Imagem Geosistemas e outras empresas de relevância nacional e internacional.

O que mais me chama atenção no DWX é a troca que acontece ali. A gente sai do dia a dia, troca experiências, conhece novas tendências, aumenta o networking e volta cheio de boas ideias. É um evento que realmente conecta tecnologia com grandes nomes do mercado, e isso faz toda a diferença”, afirma Guilherme Tavares, CEO do Grupo Toccato e co-criador do DWX.

Edição 2026 promete ampliar debates e conexões no principal evento de dados e tecnologia do Brasil 

Para 2026, o evento confirma nomes internacionais entre os palestrantes, como Jordan Morrow, vice-presidente sênior de transformação em dados e IA, CEO e fundador da AgileOne. Reconhecido como o “padrinho da alfabetização em dados”, é um dos maiores nomes da área no mundo. Além de Sadie St Lawrence, founder e CEO da Human Machine Collaboration Institute (HMCI), onde lidera pesquisas pioneiras, iniciativas educacionais e consultorias.

Também estão confirmados Homero Tavares (diretor de Inteligência Artificial da T.O. Brasil), Rodolfo Barbosa (CEO da Data Squad), Patricia Zago (head de dados do iFood), Fernando Mitkiewicz (superintendente de tecnologia e transformação digital da ANAC), e outros nomes nacionais que se destacam no mercado de dados e tecnologia.

Na terceira edição, além da plenária, o evento apresenta mais duas trilhas, a técnica e a educacional, focadas em diferentes frentes: atualidade e futuro. Buscando sempre entregar conteúdos de interesse dos públicos, educando os profissionais para a atualidade e para o futuro.

A organização promete um evento ainda mais abrangente, mantendo a proposta de oferecer conteúdo técnico qualificado, debates estratégicos sobre variados temas, tendências sobre governança de dados, IA aplicada, segurança, infraestrutura, ESG e impactos nos negócios. A expectativa é que a alta demanda registrada em edições anteriores se repita.

Além das palestras, o evento continua priorizando a experiência do público, oferecendo ambientes de networking, feira de negócios, painéis dinâmicos e oportunidades de conexão com os principais nomes do ecossistema de dados e tecnologia no Brasil.

Interessados em participar do evento podem adquirir o ingresso clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também