A 42DEV, startup blumenauense que desenvolve softwares sob demanda, lança oficialmente no início de 2026 um produto que promete facilitar a vida de quem faz atendimento de clientes pelas redes sociais, especialmente corretores de imóveis e vendedores de automóveis.
A plataforma de multiatendimento utiliza inteligência artificial para agilizar a comunicação com clientes. O sistema opera com três agentes de IA voltados para pré-vendas, vendas e pós-vendas, automatizando respostas e mantendo a interação em um único ambiente.
Jades Patrício, CEO da startup, explica que o lançamento ocorre em um período estratégico para o setor.
Segundo ele, o início e o fim do ano costumam registrar ociosidade nas demandas por projetos sob medida, o que abriu espaço para acelerar o desenvolvimento de um produto próprio.
“A solução está em fase de testes com clientes-piloto, etapa em que estamos corrigindo falhas, refinando respostas dos agentes de IA e ajustando a experiência de uso. A plataforma já integra atendimentos via WhatsApp, Facebook e Instagram”.
A 42DEV foi fundada em 2022, a partir de uma demanda do mercado. Na época, Jades, que já acumulava mais de 40 anos de experiência em tecnologia e atuava como gerente de desenvolvimento de software em outra empresa, viu a operação da fábrica de software onde trabalhava ser encerrada.
Com a mudança, um dos clientes, que permanece na base até hoje, procurou Jades para dar continuidade a um projeto, impulsionando a criação da startup ao lado do seu ex-sócio Mario Mesquita.
Desde então, o negócio vem mantendo um crescimento médio de 30% ao ano. No primeiro ano de operação, a 42DEV registrava um faturamento em torno de R$ 10 mil mensais. Em 2025, esse valor triplicou, alcançando R$ 30 mil ao mês.
A expectativa é de que 2026 marque a entrada da empresa em uma nova fase, quando a área comercial deve iniciar a prospecção ativa do novo produto para ampliar a receita recorrente e escalar o modelo.
O negócio está inserido no Programa de Incubação do Instituto Gene, entidade gestora do Centro de Inovação Blumenau há um ano.
“O Gene provê todo o caminho para você lucrar com o negócio, desde metodologias até os pontos de atenção na gestão. Estar no CIB é um diferencial para a startup. Ali, temos contato com pessoas da mesma área e, quando surge uma dificuldade, encontramos com quem trocar ideias e construir soluções”, finaliza.