Pesquisar

IA acelera evolução do autoatendimento e redefine jornada do consumidor para 2026

Foto: divulgação

Por Murilo Ventimiglia, CEO da Upp Tecnologia.

O ano de 2026 deve marcar a consolidação definitiva do autoatendimento como padrão no varejo, supermercados, farmácias, food service e serviços públicos. Segundo especialistas do setor, a evolução das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) será o principal motor dessa transformação, ampliando eficiência, segurança e personalização na jornada do consumidor.

 Precisamos parar de romantizar nossos negócios e perceber que a IA vai substituir parte dos profissionais em determinados cargos. Podemos escolher se sairemos na frente ou seremos retardatários.

Segundo previsão do Fórum Econômico Mundial, divulgado no início de 2025, a reviravolta tecnológica poderá eliminar 92 milhões de empregos existentes até o ano 2030, mas, ao mesmo tempo, também criar 170 milhões de novos postos.

As empresas devem implementar IA no Brasil de forma otimizada e assertiva, prevendo ganhos reais de produtividade e significativa redução de custos. Este crescimento demonstra que a adoção da tecnologia está acontecendo em ritmo acelerado, com mais de três empresas implementando IA por minuto.

A IA está revolucionando a forma como as empresas interagem com seus clientes, e o autoatendimento é uma das áreas que mais se beneficiam com essa tecnologia. Com a capacidade de automatizar tarefas rotineiras e fornecer respostas rápidas e precisas, a IA está transformando o futuro do atendimento ao cliente.

A IA também deve reforçar a prevenção de perdas, com ferramentas de detecção automática de fraudes e comportamentos suspeitos, ao mesmo tempo em que impulsiona análises preditivas para otimizar estoques, fluxo de clientes e dimensionamento de equipes.

O setor se profissionaliza rapidamente, abrindo espaço para novos modelos de negócio, startups especializadas e fornecedores de hardware e software inteligentes. A integração entre loja física e digital — impulsionada por sistemas automatizados — promete uma jornada omnicanal mais fluida.

A expectativa é que 2026 seja o ano da maturidade inteligente do autoatendimento, combinando autonomia, segurança e experiências mais rápidas e personalizadas para consumidores e empresas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também