O ano de 2025 consolidou a atuação do Sebrae/SC como o grande motor da diversidade econômica catarinense. Em um balanço estadual, a entidade revela como potencializou as vocações de cada território para gerar desenvolvimento.
A retrospectiva aponta para uma transformação digital que atravessou o estado, assim como projetos que transformaram realidades locais através do empreendedorismo, buscando sempre o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a inclusão social em todas as regiões do estado.
Ao longo do ano, foram realizados mais de 1 milhão e 300 mil atendimentos a empreendedores em todas as regiões, mais de 310 mil horas de consultorias, e mais de 3.600 eventos, com destaque para o Startup Summit, que se consolidou como o maior evento de inovação e startups da América Latina, e o Delas Summit, que reuniu mais de 7 mil mulheres em Florianópolis.

A Regional do Sebrae/SC no Vale do Itajaí encerrou o ano com um balanço que demonstra a força do associativismo e a resiliência do empreendedor local. O ano foi marcado por grandes eventos de mercado, suporte a crises e reconhecimento nacional da qualidade do atendimento prestado aos pequenos negócios.
O setor de gastronomia e turismo foi um dos motores da economia regional em 2025. O Festival Gastronômico de Indaial alcançou um crescimento de 37% no faturamento em relação à edição anterior, unindo produtos com Indicação Geográfica a pratos autênticos. Para os negócios participantes, o impacto foi direto: aumento médio de 39% nas receitas.
No Alto Vale, os Festivais Gastronômicos de Rio do Sul e Ibirama também movimentaram a economia local. A cultura regional ultrapassou fronteiras: artesãos do Vale Europeu representaram Santa Catarina no Salão do Turismo (SP) e na FENACCE (PE), levando mais de 35 coleções inspiradas na identidade da região.

Inovação e empreendedorismo feminino
O Alto Vale se consolidou como um polo de eventos estratégicos. Rio do Sul sediou o ELI Summit Estadual, reunindo líderes de ecossistemas de inovação de todo o estado, além do InovaRSL Summit. Também foi criada a pré-incubação no município de Blumenau para atender a 50 projetos desenvolvidos com apoio de parceiros como Blusoft, Instituto Gene e WK Sistemas.
A força da mulher empreendedora ficou evidente no Delas Day Rio do Sul, realizado em março, considerado o maior encontro de mulheres do estado em 2025. A iniciativa teve continuidade na Feira de Oportunidades da Viacredi, com um estande exclusivo para expositoras da trilha de capacitação Sebrae Delas.
Em dezembro, foi a vez do Médio Vale movimentar a força feminina com uma feira realizada em Ascurra, em parceria com a Prefeitura e o Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa envolveu 35 mulheres empreendedoras e vai reverberar em trabalhos para o ano de 2026.
Gestão pública e sustentabilidade
O Sebrae manteve forte atuação junto ao poder público. Em parceria com o CIMVI (Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí), avançou no Programa de Resíduos Sólidos. No campo, o foco foi a conformidade legal com o projeto “Mão de obra da Cebola Legal” em Ituporanga. A excelência no atendimento público foi reconhecida nacionalmente: duas Salas do Empreendedor da região conquistaram o Selo Diamante, a certificação máxima de qualidade.
Social e apoio em crises
O ano também exigiu respostas rápidas. Em Blumenau, o Sebrae atuou diretamente no apoio às empresas atingidas pelo incêndio em um prédio comercial, oferecendo suporte para a reconstrução dos negócios. A inclusão social também teve destaque com o programa “Guru para Guri”, em parceria com o Instituto Gene, focado no empreendedorismo e mentoria para jovens e para o público 60+.
Para a gerente regional do Sebrae/SC no Vale, Ionita Lunelli, 2025 foi um ano de estar ao lado do empreendedor em todos os momentos:
“Nosso balanço de 2025 mostra a diversidade da nossa economia. Atuamos na ponta da inovação, trazendo o ELI Summit para a região e lançando a nova marca de Rio do Sul, mas não tiramos o pé do chão: estivemos presentes na lavoura de cebola em Ituporanga para garantir segurança jurídica e ao lado dos empresários de Blumenau que sofreram com o incêndio. Celebramos recordes de faturamento nos festivais e levamos nosso artesanato para o Brasil. Fechamos o ano com a certeza de que o Vale é uma região que acolhe, inova e cresce com sustentabilidade”.

Além dos resultados econômicos, a equipe da regional também foi premiada no programa nacional “Histórias de Quem Atende”, na categoria atendimento ao cliente, reafirmando o compromisso técnico com o empreendedor catarinense.