Pesquisar

Startup de SC cria solução que digitaliza prefeituras com IA

Foto: divulgação.

A Gerencit, startup de Lages, desenvolveu uma plataforma white-label para digitalizar a gestão municipal e aproximar cidadãos e prefeituras. A solução centraliza solicitações e gera relatórios automáticos para apoiar a tomada de decisão.

Além disso, o sistema possui um módulo inovador de combate à arboviroses que utiliza satélite e algoritmos de machine learning para identificar pontos com acúmulo de água que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Essa abordagem antecipa ações de controle de epidemias, gerando economia e reduzindo riscos à população.

A solução também permite que municípios digitalizem o relacionamento com os cidadãos, centralizem a gestão de solicitações e utilizem dados para embasar a tomada de decisão.

Liderada por um time multidisciplinar com experiência em tecnologia, gestão pública e impacto social, a startup adota o modelo SaaS, que garante escalabilidade e fácil adaptação a diferentes contextos municipais.

Após ser testada pela cidade de Lages, em Santa Catarina, entre 2022 e 2024, com retorno positivo, a empresa planeja expandir sua atuação para pequenos e médios municípios, que representam mais de 80% das cidades brasileiras, buscando escalar a operação e consolidar métricas de impacto social nos próximos meses.

Um dos principais diferenciais da solução está no design intuitivo, desenvolvido especialmente para facilitar o uso por cidadãos com baixo letramento digital.

Essa abordagem promove inclusão real, permitindo que mais pessoas participem ativamente e registrem suas demandas de forma simples e acessível.

“Nosso projeto tem alto potencial de impacto social, ao promover cidadania ativa, eficiência pública e prevenção em saúde por meio de dados. Com o apoio da Dome Ventures, esperamos ganhar escala, validar o modelo de negócio com novas cidades e nos preparar para rodadas de investimento”, afirma Kleverton Antunes, CEO da Gerencit.

As expectativas em relação à parceria incluem também consolidar a base de clientes, com foco em municípios de pequeno e médio porte, validar o módulo de monitoramento de arboviroses junto a parceiros estratégicos e automatizar os relatórios gerenciais da plataforma.

Além disso, a empresa espera alcançar um MRR que comprove a viabilidade de expansão e estruturar métricas robustas para acompanhar e mensurar os resultados de forma consistente.

“Estamos contentes em apoiar uma empresa que une tecnologia de gestão pública e prevenção em saúde baseada em dados, um segmento ainda pouco explorado por GovTechs no Brasil, especialmente em municípios de pequeno e médio porte. A Gerencit oferece uma solução inovadora para ampliar eficiência, impacto social e tomada de decisão estratégica”, compartilha Diogo Catão, CEO da Dome Ventures.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também