Os professores da UFSC Joinville, Anderson Wedderhoff Spengler e Giovani Gracioli e o egresso do curso de Engenharia Mecatrônica, Felipe Fraporti, são os autores da proposta classificada em primeiro lugar entre as mais de 1.200 ideias submetidas ao Programa Centelha de Santa Catarina.
A iniciativa é da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
O projeto “Detecção de anomalias da tubulação para empresas de saneamento”, dentro da temática Internet das Coisas (IoT), tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução de hardware e software capaz de capturar e enviar dados da tubulação de água em tempo real para posterior análise e detecção de vazamentos na rede de distribuição.
Devido à análise inteligente dos dados após a captura, espera-se reduzir a perda de água no Brasil, que hoje é de aproximadamente 38%, em média.
Além da primeira colocação, Felipe Fraporti conquistou também o segundo lugar entre os aprovados, com a proposta “Eduu.io – Reforço de Estudo Digital”, na temática Inteligência Artificial e Machine Learning.
O programa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores por meio de capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
Os projetos aprovados receberão o valor de até R$ 60 mil para que possam tirar suas ideias do papel.