Santa Catarina teve 21 startups selecionadas para o Programa InovAtiva Brasil, criado em 2013 e idealizado para se tornar uma ferramenta da gestão pública que realiza aceleração, conexão, visibilidade e mentoria para startups em todo o território nacional, sem qualquer custo, visando fortalecer e fomentar o ecossistema de inovação no Brasil.
“Ver empreendedores catarinenses participando de seleções internacionais e nacionais e sendo selecionados mostra a maturidade do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de nosso Estado. A Fapesc tem orgulho de ser uma das fomentadores deste ecossistema ajudando a construir um estado forte, sustentável e inovador. Parabéns aos 21 empreendedores catarinenses e suas equipes, selecionados no ciclo 2020.1 do InovAtiva Brasil”, destaca o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen.
PERFIL
Com faturamento anual bruto de até R$ 50 mil (40,9%), as empresas atuam com modelo de negócio SaaS (44,5%) no ramo de serviços (13%).
Elas possuem de um a quatro funcionários fulltime (62,8%) e 73 delas já receberam aportes financeiros, oriundos, principalmente, de Investidores Anjos (53,7%).
No entanto, as startups ainda não tiveram oportunidade de se aproximar de nenhuma grande empresa (48,9%), nem passaram por programas de aceleração (64,2%) e não contam com negócios no exterior (89,8%), mas durante o ciclo do InovAtiva Brasil receberão informação e incentivo para mudar esse cenário.
CRESCIMENTO DE SANTA CATARINA
Tanto no ciclo 2019.1 como no 2020.1, o estado com o maior número de startups selecionadas para participar do programa foi São Paulo, com 16 soluções no último ano e 35 este ano.
E, assim como a região paulista, dois outros estados apresentaram grande crescimento no número de selecionadas. Santa Catarina (que foi de oito para 21) e Bahia (que passou de uma para cinco startups).
Além disso, neste ciclo a região Sul ultrapassou a região sudeste em quantidade de selecionadas.
A participação de startups do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande subiu de 35% para 38,7%.
STARTUPS DE SANTA CATARINA SELECIONADAS
| Atletis | Entretenimento e Games | Araranguá | 
| Ezok | Mercado Imobiliário  | Blumenau | 
| FastBuilt | Infraestrutura Construção Civil  | Blumenau | 
| Majoris | Bens de consumo não duráveis  | Blumenau | 
| Amo Delivery | Comércio | Chapecó | 
| ALKA Energia | Energia | Florianópolis | 
| Checklist Fácil | Serviços | Florianópolis | 
| DIVID Compartilha mento Imobiliário  | Mercado Imobiliário  | Florianópolis | 
| Donc | Serviços | Florianópolis | 
| Fluid | Serviços | Florianópolis | 
| ManejeBem | Agronegócios | Florianópolis | 
| Nohs Somos | Serviços | Florianópolis | 
| PecSmart – Inteligência para a Produção Animal  | Agronegócios | Florianópolis | 
| Safety Soluções em Radioproteção  | Saúde | Itajaí | 
| ACQUA LOGIC | Outro | Joinville | 
| Cínica Ágil | Saúde | Joinville | 
| DBM Engenharia e Desenvolvimen to Científico LTDA  | Outro | Joinville | 
| Magafilio | Marketing e Mídia  | Rio do Sul | 
| Magapay | Setor Financeiro  | Rio do Sul | 
| One Door | Outro | São Bento do Sul | 
| iObras.com | Infraestrutura eConstrução Civil | São José |