A construtora Daxo, de Joinville, promoveu neste mês um treinamento com o consultor Carlos Ferreirinha. Titular da MCF Consultoria Estratégica, de São Paulo, ele é um dos maiores conhecedores brasileiros do mercado de luxo. Foi criador da Associação das Marcas de Luxo e, entre outras posições, atuou como diretor de Marketing e Novos Negócios da Louis Vuitton para o Caribe, América Latina e Brasil.
No treinamento com os profissionais da Daxo, revelou técnicas de gestão do luxo, discorrendo sobre mudanças recentes no mercado e nos comportamentos de consumo.
“As oportunidades geradas pelos movimentos do mercado fazem com que as empresas busquem diferenciação por meio de uma ferramenta emocional cada vez mais considerada, com o toque humano”, destaca o consultor.
Nesta entrevista, ele traz uma visão positiva sobre a janela de oportunidades existente no setor de construção civil. Confira abaixo:
Que tendências você observa no mercado brasileiro de luxo, de forma geral e particularmente no segmento de construção/imobiliário, em se tratando de empreendimentos de alto padrão?
O momento atual do mercado favorece a observação das iniciativas de marcas que se diferenciam localmente por projetos autênticos no luxo brasileiro. A janela de oportunidades será real, criando diferenciais competitivos. Um dos setores favorecidos será o de empreendimentos imobiliários de alto padrão, pela valorização do metro quadrado e principalmente pelo fato de casa – o “morar” – ter se tornado protagonista nesse período pandêmico. Há, ainda, o fato de que o cliente de perfil alta renda é mais resiliente, favorecendo oportunidades nesse posicionamento
De que maneira a qualificação dos profissionais de atendimento ao cliente em torno das demandas desse segmento pode contribuir para o crescimento da empresa que pretende fortalecer a sua identidade voltada ao mercado de luxo?
Acredito cada vez mais na competitividade que vai além do produto e do serviço. De forma geral, o nível competitivo está bem elevado, com diversas entregas e ofertas de produtos que se diferenciam pela qualificação e posicionamento. Assim, pessoas com a capacidade de relacionamento, estimulando sensações e enaltecendo engajamento, passam a ser importantes diferenciais no ir além. Para tanto, narrativa, posturas alinhadas aos novos tempos e repertório precisarão ser ainda mais desenvolvidos. Não somente treinar pessoas, mas capacitar linguagem aos novos tempos, aos novos códigos, aos novos padrões de exigência, como fator determinante de superação.
O momento atual, com tantas e tão variadas mudanças no ambiente social e no cenário econômico, vem se refletindo em vários aspectos sobre o comportamento do consumidor. Especialmente no que diz respeito à decisão de escolha e compra de um imóvel, entendem que haverá algum tipo de impacto?
O nível de exigência demandará profissionais mais capacitados e pressionará as empresas em surpreender com movimentos de posicionamento pautados na diferenciação autêntica e genuína. Há, ainda, que considerar as novas forças de influência na tomada de decisão na compra do imóvel que vem das novas gerações e, importante perceber o espírito libertário da geração silver, que crescerá no entusiasmo de consumo.
Como a empresa que atue nesse mercado e segmento deverá agir para se sobressair diante da concorrência e superar o momento difícil que vivemos?
Foco total em pessoas e suas competências alinhadas aos tempos atuais. Foco em design de produto, que surpreenda pelo genuíno. Posicionamento como marca desafiadora, que eduque em padrões diferenciados de consumo.