Siga nas redes sociais

Search

Motivação na crise: como ser um vendedor de sucesso

Profissionais da área comercial estão enfrentando o que podemos classificar como o maior desafio de suas carreiras.

Enquanto o isolamento social percorre todo o país, com home office sendo adotado por grande parte das empresas, como manter as vendas e garantir a subsistência dos negócios e dos próprios ganhos?

Para Roberto Vilela, consultor empresarial especialista em estratégias comerciais, este momento exige mais do que criatividade:

“É hora de colocar em prática novas ações e se aliar a ferramentas tecnológicas. O cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, precisa sentir que pode contar com o seu apoio neste momento. Para isso é preciso criar, junto com a sua empresa, estratégias de abordagem alinhadas com esta nova realidade”.

Ele listou algumas ações para vendedores manterem suas performances na crise:

Aposte no digital

Mais do que nunca, suas vendas irão depender do relacionamento com o mercado. E ele só será mantido se você estiver disposto a usar soluções online. Apps de mensagens, aplicativos para gestão de negócios e atividades, e as boas e velhas ligações telefônicas precisam se intensificar. É claro que tudo isso deve ser utilizado com bom senso e estratégia. Entenda a situação do seu cliente, utilize horários de contato em que ele está mais aberto a negociações e avalie diariamente a assertividade destas plataformas. Sem elas será impossível vender.

Seja empático

Definir novos prazos de pagamento, criar promoções especiais, oferecer produtos e serviços em condições interessantes e entender de que forma você pode ajudar o seu cliente são atitudes que devem fazer parte da sua rotina. Ou seja: ajuste a abordagem com mais empatia. Ouça e esteja aberto a novas negociações. É melhor estender prazos do que perder vendas. Leve as situações para a gestão da sua empresa, para juntos criarem opções de manutenção do cliente.

Mantenha-se focado

Trabalhar remotamente exige ainda mais foco e resiliência. Neste momento, atualize-se com frequência sobre a situação econômica do setor em que atua e dos clientes. Estabeleça prioridades e metas diárias. “Nem todo dia será bom, mas com a avaliação do que deu certo ou não no dia anterior você poderá ajustar rapidamente o trabalho. Apenas com foco conseguiremos traçar abordagens assertivas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail