Uma preocupação comum a todos os pais é com a saúde dos filhos. E a pergunta que nunca cala é: será que eles estão comendo direito?
O chef catarinense Saimon Novack encontrou uma forma de fazer isto acontecer sem precisar apelar para um milagre.
Apaixonado por gastronomia, em casa ele transfere seus conhecimentos e sua paixão pela cozinha para as duas filhas, Alicia e Alana Novack, de 10 e 3 anos.
Ele garante que levar as meninas para a cozinha e preparar refeições para a família serve como estímulo para que elas provem os ingredientes, facilitando a aceitação de todo tipo de alimento:
“Mesmo que elas não gostem, precisam provar antes de colocar na panela. Isso quebra um pouco o preconceito delas com certos alimentos”.
Para Patricia Acyoli, coordenadora do curso de nutrição da Estácio São José, a estratégia utilizada é muito válida, porque transforma o alimento em algo divertido e lúdico, facilitando a apresentação e experimentação de novos sabores:
“Até os 10 anos a criança dá muito valor ao que ela faz, e preparar os alimentos é uma forma de dar valor a eles”.
A nutricionista explica que incluir as crianças na rotina de preparação das refeições “ajuda a fortalecer a relação entre os familiares, tornando a cozinha um local de diversão e confiança para que os pequenos se sintam seguros para provar novos sabores”.
A convite da Rede Bistek o chef e a filha Alicia irão preparar, ao vivo, na próxima quinta-feira, dia 6, às 19h30, uma receita de torre de mignon ao molho de damasco no Instagram @redebistek