Siga nas redes sociais

Search

Dia do cliente: 3 ações fundamentais para o relacionamento com o consumidor

Nesta terça-feira, dia 15 de setembro, é celebrado o Dia do Cliente. A data também serve para uma reflexão das empresas: afinal, será que o meu produto ou serviço ainda atende às necessidades do consumidor?

Para o consultor empresarial e mentor de negócios Roberto Vilela, é hora de verificar algumas mudanças no perfil do cliente:

“Nos últimos anos a transformação digital acelerou uma série de novas exigências e de formatos de consumo. O cliente é mais bem informado, busca mais agilidade e não está disposto a abrir mão de algumas comodidades em sua rotina. E a pandemia transformou ainda mais o relacionamento entre empresas e clientes”.

Ele destaca três questões que devem ser avaliadas pelas empresas, confira abaixo:

Seu público quer atendimento multicanal

O cliente quer, cada vez mais, resolver suas demandas por meio do smartphone. Uma pesquisa recente da KPMG, por exemplo, revelou que para 73% das pessoas ouvidas, a facilidade de compra é um fator fundamental na escolha da marca. Ser digital é crucial para sobreviver no mercado. Portanto é essencial ter mais de um canal de atendimento. Suas redes sociais, por exemplo, precisam ser bem formuladas e devem servir como meio de vendas. Entrega facilitada também precisa estar no radar.

O marketing de influência está em alta

Quando pessoas consideradas confiáveis falam do seu produto ou serviço, o consumidor tende a aceitá-lo com mais facilidade. Por isso, o chamado marketing de influência precisa estar no planejamento. Entenda por influenciador pessoas com bom posicionamento no mercado e nas mídias sociais. Pode ser desde aquela pessoa que trabalha com isso, o chamado digital influencer, até um executivo reconhecido no mercado. Por isso, busque aproximação e parcerias com quem tem a ver com a sua empresa e tem destaque entre o seu público. E claro: escolha sempre pessoas com boa reputação e que sejam confiáveis para agregar sua marca.

Experiência de compra

Para fidelizar o cliente, é importante entregar a ele experiências únicas no momento da compra. Um ambiente confortável para recebê-lo, atendimento personalizado, um bilhete escrito à mão enviado junto com o produto, o entendimento da necessidade específica de cada consumidor. Entregar uma boa experiência não é complexo, mas exige dedicação e observação. Se você conseguir entender melhor o seu cliente a partir destes dois princípios, conseguirá tornar a compra uma experiência muito mais agradável, o que influenciará no retorno dele ao seu negócio.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail