Siga nas redes sociais

Search

SC segue acima da média nacional no ensino fundamental, segundo Ideb

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao ano passado indicam que Santa Catarina segue acima da média nacional no ensino fundamental e melhorou o desempenho entre os alunos do ensino médio, nível que historicamente representa os maiores desafios para a educação.

O índice é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), para o medir o desempenho do sistema educacional brasileiro.

Santa Catarina

O desempenho de Santa Catarina no ensino médio era de 4,1 em 2017 e subiu para 4,2 em 2019, alcançando o melhor índice em oito anos nessa faixa etária e dentro da média nacional.

O índice calculado pelo INEP varia de 0 a 10 e considera as taxas de aprovação dos alunos com o resultado dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O crescimento se deve ao melhor desempenho dos alunos na prova do Saeb em 2019, em que houve avanço de nota tanto na avaliação de português quanto de matemática.

A implementação e ampliação do ensino médio inovador e ensino médio integral estão entre os fatores que contribuíram para o resultado positivo.

O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni, ressalta que a expectativa é avançar ainda mais nos próximos levantamentos, já que houve pouco tempo para que as ações iniciadas pela gestão no ano passado impactassem no resultado do Ideb:

“A educação é um investimento de longo prazo, por isso criamos ações para o estado que reflitam na melhoria da educação pelos próximos anos”.

As ações citadas pelo secretário incluem investimentos de R$ 125 milhões em mobiliário, livros e equipamentos de tecnologia, como lousas digitais, computadores e projetores para apoio ao aprendizado dos alunos.

Dentro do mesmo investimento, também está a entrega de laboratórios equipados para as disciplinas de matemática e ciências da natureza.

Também há ações no campo pedagógico, como a implantação do novo ensino médio, a chamada de 4 mil servidores efetivos em dois anos e os programas de formação continuada dos professores.

Ensino fundamental acima da meta estipulada

O desempenho entre os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental alcançou índice de 6,5, seguindo o desempenho registrado há dois anos. O resultado esteve acima da média nacional, de 5,9.

Além disso, superou a meta de desempenho 6,3, estipulada pelo INEP para 2019 com base no desempenho histórico do estado no Ideb.

Já nos anos finais do ensino fundamental houve oscilação de 5,2 para 5,1 no desempenho dos alunos de Santa Catarina, apesar do índice permanecer acima da média nacional, de 4,9.

O desempenho é reflexo do cenário nacional da educação nessa faixa etária, considerando que apenas sete estados conseguiram atingir a meta para o Ideb de 2019 e nenhum chegou a 6, índice estipulado como meta para Santa Catarina pelo INEP.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail