Siga nas redes sociais

Search

Empresários no Norte de SC fecham o ano otimistas, aponta pesquisa ICES

Crédito da foto: Tom Merton/Caia Image/Adobe Stock

O Índice de Confiança Empresarial Sustentare (ICES), pesquisa feita com empresários da indústria, comércio e serviços da região Norte de Santa Catarina, apontou um sentimento de expressivo otimismo nesse quarto trimestre do ano.

O índice foi de 58,94, contra 50,18 no trimestre anterior, lembrando que acima de 50 pontos o indicador aponta positividade.

De acordo com o pesquisador e economista responsável pelo ICES, Ricardo Della Santina Torres, o aumento se deve ao crescimento do indicador relativo à economia nacional, por exemplo, que apresentou um salto de otimismo: 64,42, subindo de forma expressiva em relação ao trimestre anterior.

Destaque também para o índice de lucratividade, que subiu substancialmente, demonstrando uma vez mais a capacidade de decisão e velocidade de aplicação dos empresários da região, de 54,07 para 64,90 nesta edição do ICES.

Além disso, o economista ressalta que a perspectiva de vacinas também melhorou as expectativas relacionadas à economia brasileira e internacional:

“A economia brasileira é muito forte e apresenta características excepcionais de crescimento interno, denotando que teremos um forte crescimento em 2021. O indicador de expectativa para a economia internacional também apresentou uma melhora substancial, saindo do negativo em 48,55 para o forte número de 57,69 no  quarto trimestre”.

Três indicadores ainda se apresentaram em campo negativo. Eles estão relacionados a taxa de juros, inflação (saindo de 52,33 e caindo para 29,33 devido à forte alta nos preços) e as taxas de cambio, que continuaram em campo negativo nas duas edições, saindo de 48,26 e caindo novamente para 44,71.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail