Siga nas redes sociais

Search

Dia do consumidor: por que capacitar clientes é essencial?

Foto: jmexclusives/AdobeStock

Quando os clientes crescem, os negócios crescem. O segmento B2B, que reúne empresas que têm outras empresas como clientes, está cada vez mais dedicado a orientar e a ajudar seus clientes a alavancar os próprios negócios.

Investir na capacitação dos clientes mostra que as empresas estão preocupadas com a performance de quem adquire seu produto ou serviço.

Conheça ações que podem ajudar a impulsionar os ganhos dos seus clientes:

PLATAFORMA DE CONHECIMENTO

Com o objetivo de capacitar seus clientes, a Área Central, empresa especialista em tecnologia para centrais de negócios, possui a plataforma de conhecimento Acrescentar.

Oferecendo um canal exclusivo para redes e centrais de negócios, a empresa utiliza a expertise adquirida para impulsionar e transformar empreendimentos.

“Na plataforma de conhecimento são abordados temas que envolvem desde o desenvolvimento de competências e gestão até assuntos mais técnicos, como análise de compras e acordos comerciais. Essa é mais uma das nossas práticas que visam o sucesso do cliente, e nossas equipes estão determinadas em entregar resultados, ponto fundamental para a retenção”, explica Jonatan da Costa, CEO da empresa.

ACOMPANHAMENTO PARA POTENCIALIZAR RESULTADOS

Estar ao lado dos clientes com o foco em potencializar resultados é uma prática na Involves, empresa que desenvolve soluções para gestão de trade marketing.

O CPO da empresa, Pedro Galoppini, explica que “oferecer um serviço completo, que caminhe ao lado da tecnologia de excelência, é fundamental para estabelecer uma relação de parceria e se tornar estratégico para o cliente”.

A Quatá Alimentos, que conta com os serviços da empresa desde 2018, é um exemplo disso. A indústria tinha o desafio de reduzir a ruptura de estoque e decidiu contar com o apoio da Involves para solucioná-lo.

Para isso, foram definidos os pontos de atenção que promotores de vendas precisariam analisar nas visitas aos PDVs para coletar dados estratégicos para identificar e combater a ruptura.

O resultado foi a redução de 14% na ruptura de estoque em apenas 90 dias de projeto, que gerou um aumento de até 8% no faturamento mensal.

COMUNIDADE PARA NETWORKING

Os irmãos Piero e Diego Contezini, fundadores da Asaas, costumavam fazer ações de mentoria com outros empreendedores.

Com a ideia de expandir essa troca de conhecimentos, eles decidiram lançar a Comunidade Asaas, um espaço virtual para interação entre os empreendedores que são clientes da fintech.

Semanalmente, é feita uma votação aberta para definição do tópico que guiará as discussões naquele período.

“É uma forma de conectar diferentes negócios e permitir que troquem experiências, tirem dúvidas, dividam suas dores e conquistas, firmem parcerias”, comenta Diego Contezini, vice-presidente da fintech. 

Hoje, o aplicativo está disponível para alguns segmentos na versão beta, pois o lançamento oficial deve acontecer até o fim do semestre.

SEMANA DE CAPACITAÇÃO

Mais do que fornecer tecnologia para as empresas participarem de pregões eletrônicos, a Effecti, startup de Rio do Sul especializada em licitações,  busca capacitar seus clientes para que eles consigam encontrar as melhores oportunidades dentro dos seus segmentos e obterem melhores resultados.

“Vimos que a tecnologia é uma ótima ferramenta, mas era preciso levar conhecimento sobre como funciona o mercado de compras públicas, leis, decretos, como se relacionar com os órgãos públicos, já que existem mudanças constantes na legislação”, explica Fernando Salla, CEO da startup.

Para isso, a empresa criou a Semana do Licitante, evento online anual que reúne os maiores especialistas do país no assunto e os participantes podem tirar dúvidas ao vivo.

“A ideia é ajudar as empresas, independente do porte,  a desmistificar o processo licitatório, ver que é possível fornecer para o governo de forma ética e transparente, tendo informações corretas e apoio dos especialistas”, destaca o empresário.  

APOIO A GOVERNOS NA TRANSIÇÃO PARA O DIGITAL

A digitalização de governos e dos serviços públicos se intensificou e a adesão à tecnologia gera impactos em todas as esferas.

Para os servidores não é diferente, a transformação digital pode ser desafiadora na mudança de cultura e adaptação ao novo processo de trabalho.

O objetivo da unidade de gestão pública da Softplan na área de capacitação é tornar a transição mais fluida, alinhada às estratégias do órgão, buscando melhorar processos, aumentar a eficiência e gerar maior transparência à sociedade. 

A empresa conta com um ambiente virtual de aprendizagem, o Portal Capacita.

Além de automatizar a logística necessária para a funcionalidade do sistema, disponibiliza materiais didáticos diversos como e-books, guias e videoaulas.

Com isso, além de desenvolver habilidades e qualificação, os servidores tendem a melhorar a produtividade e a satisfação no trabalho, gerando resultados promissores na organização e, consequentemente, para a sociedade.

“Uma boa capacitação, que envolve quem participa, é originada já no projeto de implantação: é quando se conhece o usuário, suas expectativas, e fazemos um diagnóstico para atender diferentes perfis. Com esses subsídios, conseguimos nos conectar e comunicar, fazendo com que o servidor se sinta à vontade para fazer parte das melhorias com a tecnologia. Assim, fomentamos o sucesso do projeto e o investimento do dinheiro público”, destaca Ana Christina da Silva, coordenadora das capacitações da empresa.

INVESTIMENTO EM AUTONOMIA PARA O CLIENTE

Na WK Sistemas, empresa que atua com softwares de gestão empresarial (ERP), a maior parte dos treinamentos é customizado para garantir que o cliente, independente das peculiaridades do negócio, tenha mais autonomia no sistema.

As ementas da capacitação são montadas por especialistas da área e as características da gestão são analisadas pelos consultores, que podem ministrar o conteúdo presencialmente ou a distância.

“Grande parte das tarefas rotineiras do negócio são executadas a partir do nosso sistema. Por isso é importante que o usuário tenha autonomia de navegação e conheça bem a plataforma, para ganhar eficiência, agilidade e segurança nos seus processos. Isso também reflete, a médio prazo, na diminuição da necessidade de suporte técnico pelos clientes”, destaca Vivian Dias, gestora de educação corporativa da empresa.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail