Siga nas redes sociais

Search

Abertura de empresas cresce 41% de janeiro a abril em SC

Foto: StockSnap/Pixabay

Cerca de 3,3 mil empresas foram abertas em Santa Catarina em abril, um dos maiores desempenhos da série histórica do estado. No ano, já são mais de 9,5 mil novos empreendimentos, valor 41% superior ao do ano passado.

Com isto, além de manter o terceiro maior saldo de empregos do Brasil, também registra o quarto maior crescimento em número de empresas e o quinto em números absolutos.

Neste cenário, é interessante destacar novas tendências no empreendedorismo catarinense. A atividade econômica de maior relevância continua sendo o comércio varejista, com cerca de 2,7 mil empresas e com o mesmo ritmo de crescimento do estado.

Dentro do varejo, entretanto, alguns ramos de negócios se destacam, tais como o comércio de artigos esportivos, as farmácias e o comércio de materiais de construção, todos com aproximadamente o dobro de registro de empresas que o ano passado.

A tendência de crescimento da construção e das atividades relacionadas já foi pauta desta coluna no mês de fevereiro e os dados continuam reforçando esta alta. Além do comércio, o registro de empresas do ramo imobiliário cresceu 88%, mostrando que há demanda e por este tipo de investimento.

Por último, há que se destacar o incrível crescimento dos serviços de tecnologia, mais especificamente no setor de informação e comunicação. Com a digitalização requerida pela pandemia, as empresas do setor de comunicação, como o desenvolvimento de softwares, tratamento de dados e até produção de vídeos, entre outros, já somam mais de 400 novas empresas no estado, com um crescimento de 125%.

Este desempenho reforça o diferencial do estado nas áreas de inovação, tendo um crescimento inferior somente a São Paulo, que conseguiu um avanço de 150% no setor durante o ano.

Ainda há muito o que avançar no ambiente de negócios para o empreendedorismo, mas diversas ações estão se mostrando efetivas. Apenas dois anos atrás, em abril de 2019, somente 27% das empresas registradas no estado conseguiram efetuar o requerimento em menos de 3 dias, sendo que o tempo médio foi de mais de uma semana. Já no último mês, o tempo médio caiu para 4 dias e mais da metade das empresas conseguiu o registro antes do terceiro dia. 

Neste quesito, o estado possui média inferior ao Brasil, que tem como referência o estado do Paraná, com 84% das empresas dentro dos três primeiros dias, São Paulo e Distrito Federal também estão com médias superiores. O caminho, contudo, tem sido de avanço! 

Compartilhe

Doutor em Economia e sócio da Caravela Soluções

Leia também

Receba notícias no seu e-mail