Siga nas redes sociais

Search

Como manter a criatividade constante na hora de desenvolver produtos de corrida

Foto: divulgação

Por Vanessa Kotters, diretora de produtos da Authen

Meu time e eu, depois de tantas coleções, costumamos ouvir pessoas questionando sobre como conseguimos sempre trazer novidades.

Na correria do dia a dia, acabo respondendo superficialmente, até que eu mesma me questionei: realmente, como é que a gente faz isso mesmo?

Eu tinha algumas pistas, mas nunca havia de fato parado para me aprofundar sobre qual seria essa fonte inesgotável que nos alimenta.

Pois bem, depois de analisar nossa rotina criativa, pude concluir que a resposta está na escuta, observação e paixão. Para explicar melhor minha conclusão, vou destrinchar esses três pontos. 

Escuta ativa

Nossa marca nasceu da escuta. Anos atrás, num focus group, uma imersão que fazemos para identificar as necessidades das corredoras, elas nos disseram que sentiam falta de bolsos nas bermudas de corrida.

Assim, nasceu a bermuda GRIT, desenvolvida para os treinos de longões e dias de competição. Hoje em sua oitava versão, é a bermuda mais vendida da marca e está sempre presente nas provas de corridas do Brasil. 

Trabalhamos com a essência do design, que é resolver problemas, e para resolvê-los temos que conhecê-los. E foi nossa habilidade em escutar que nos aproximou e nos levou a implementar uma das nossas ferramentas mais valiosas: o Design Thinking.

Essa ferramenta elevou nossa escuta e colocou nossa engenharia num lugar de destaque no mercado. Dessa forma, todo produto da Authen possui um propósito e passa por três etapas de elaboração: imersão, criação e a fase de testes.

Observar 

Nossa observação diz respeito a nossa alma brasileira. Como diz Jorge Ben Jor, morarmos num país tropical, abençoado e bonito por natureza.

Sim, todos conhecemos nossos problemas como nação e estamos vivendo uma fase bastante delicada e difícil por conta da pandemia, mas definitivamente não há contestação contra nossa beleza natural e cultural. 

O Brasil nos oferece infinitos temas a serem explorados. Nos inspiramos em nossa geografia, nosso povo, nossos artistas, nosso folclore… usar o Brasil como inspiração é beber de uma fonte inesgotável.  

Paixão 

Somos um time de apaixonadas pelo que fazemos e pelo nosso trabalho conjunto. Sabe aquela velha história de que se fizermos o que amamos, nunca teremos que trabalhar? Bingo!

Sou privilegiada por fazer parte de uma equipe em que cada uma das pessoas ama o que faz. Já levamos mais de 1 ano destinando tempo ao desenvolvimento de certos produtos, entre tentativas, erros, acertos, testes, pilotos…

Quando achávamos que tínhamos acertado, o produto voltava dos testes com feedbacks negativos. Já nos emocionamos bastante, mas não desistimos até acertar.

E o mais legal é que essa paixão realmente alcança nossas corredoras, que são nosso público. Temos um volume altíssimo de generosos feedbacks positivos e mensagens carinhosas. E essa troca nos alimenta demais. 

Bom, agora tenho a resposta na ponta da língua: como conseguimos sempre trazer tantas novidades a cada coleção? Ouvindo, observando e nos mantendo apaixonadas.

Cada equipamento é pensado estrategicamente para melhorar o desempenho das mulheres em corridas, além de contribuir com autoestima e autorrealização de cada uma delas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail