Siga nas redes sociais

Search

Como marcas podem se tornar líderes do presente e do futuro

Compartilhe

Foto: divulgação

Hoje as pessoas estão totalmente conectadas e ganharam conhecimento e poder para influenciar as marcas de maneiras impensáveis até pouco tempo. 

A disrupção migrou da tecnologia para o social, e agora, para o nível pessoal. 

As pessoas enxergam as marcas como se fossem humanas, como companheiros de sua jornada de vida. 

Em contrapartida, a lealdade de marca pode mudar completamente, basta um deslize, e um clique leva o consumidor para o concorrente. 

As expectativas para as marcas estão cada vez mais altas, para que elas atuem além do seu papel normal, e gerem impacto real na vida das pessoas. 

Nesse cenário, alguns conceitos inspiram as marcas que querem ser líderes no presente e no futuro:

TRANSPARÊNCIA COMO UM IMPERATIVO CULTURAL 

As marcas de impacto tem que ter uma cultura forte e projetá-la, de dentro para fora, para tocar as pessoas e criar conexões mais fortes. Marcas transparentes inspiram confiança, engajamento e relacionamentos de longo prazo. 

CADA MARCA PODE SER UM AGENTE DE MUDANÇA

 Marcas de impacto lideram pelo exemplo. O que elas fazem vale mais do que o seu discurso. O lucro é definido pelos princípios. As marcas têm que ir além do discurso e transformá-lo em prática diária, de forma consistente e constante. 

HUMANIZAÇÃO DA REVOLUÇÃO DIGITAL

Além de incorporar tecnologia, o foco tem que estar na conexão humana que as tecnologias podem favorecer. A atitude diante da tecnologia deve ser construtiva e integrativa, colocando os aspectos humanos sempre em primeiro lugar. 

CREDIBILIDADE CADA VEZ MAIS PESSOAL

As marcas de impacto incentivam seus líderes a desenvolverem suas marcas pessoais de autoridade, criando um ecossistema de validação. Seres humanos querem se conectar com seres humanos. É importante empoderar as pessoas que ajudam a elevar a marca no dia-a-dia. 

MENTALIDADE FLEXÍVEL NA ESTRATÉGIA E NAS TÁTICAS

Agilidade para quebrar as regras, desafiar o convencional e trabalhar no modo beta. Uma cultura de experimentação constante. A cultura da empresa deve favorecer a evolução e compreender que erros fazem parte do processo. Desde que as ações sejam alinhadas com o propósito da marca e ajudem a realizá-lo. Em um cenário de mercado em extrema transformação e incerteza, é necessário que o time tenha capacidade de se adaptar constantemente. 

O marketing é muito mais do que apenas vender, é sobre criar conexões humanas e criar soluções que melhoram a vida das pessoas. Essa compreensão fundamental muda a maneira como o marketing é percebido e aplicado nas empresas, em vez do foco apenas na comunicação e na promoção, deve haver uma abordagem holística e integrada, para gerar valor real para as pessoas, 

Para fazer tudo isso acontecer nesse cenário complexo, é necessário uma nova liderança, pronta para o futuro. Um novo perfil profissional, uma nova atitude para conduzir os times e as pessoas para um marketing que realiza todo o seu potencial, ajudando a realizar mais e melhores negócios e a gerar impacto positivo na sociedade. 

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail