Siga nas redes sociais

Search

Educação para o turismo em SC

Foto: divulgação

Escrevo este texto com meu pensamento voltado para Santa Catarina, para o futuro do estado em que nasci e ao qual devo minha carreira na gestão pública, que me levou a ser ministro do turismo, presidente da Embratur, diretor do Sebrae Nacional e agora secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Inicio meu raciocínio afirmando que de há muito é consenso a solução para a maioria dos problemas sociais brasileiros: investir em educação.

Em São Paulo, justamente pela educação, o setor de turismo e viagens vive uma consistente e silenciosa revolução. Reconhecido como estratégico para a geração de empregos, um em cada dez postos de trabalho no mundo, essa dimensão que é o turismo colherá resultados sociais e econômicos a partir dessa salutar associação.

O exemplo mais recente é Programa Inova Educação, com oferece disciplinas eletivas nos últimos anos do ensino fundamental e no médio das escolas públicas. Serão três grupos: Expresso Turístico para alunos do 6° e 7° ano, Turismo de Natureza e Aventura para 8° e 9° ano, e Redes Turísticas para o ensino médio. Turismo e viagens, fundamental em diversos países e em estados como SC, em São Paulo será aprendido na escola.

A oferta de eletivas é oportuna por ocorrer quando São Paulo amplia as escolas de tempo integral: eram 364 em 2018, serão 1858 em 2022, quatro vezes mais. Parte do tempo extra será dedicado ao desenvolvimento dessa indústria de mão de obra intensiva.

Com o Sebrae-SP lançamos em agosto o programa SP Ecoaventura, que visa capacitar e certificar, pelas normas da ABNT, a qualidade das empresas que atuam nas atividades ao ar livre. A meta é sensibilizar e auxiliar mais de 500 empreendedores em mais de 200 municípios paulistas.

Por fim, fechando o ciclo formação-profissionalização-qualificação, atuamos no aprimoramento das gestões municipais: identificamos o perfil das equipes dedicadas ao setor, oferecemos cursos, como pesquisa de dados econômicos e sociais e gestão de crise, além de materiais referencias reunidos sob o mote Melhores Práticas, visando a troca de experiências.

Um estado turístico como SC também precisa investir na Educação para o turismo. Não apenas nos cursos de formação técnica ou mesmo universitários, mas desde os primeiros anos em sala de aula.

Em São Paulo, o inglês foi incluído como matéria no currículo desde o 1º ano do ensino básico, hoje, sem falar a “língua universal” em que se transformou o inglês, é praticamente impossível trabalhar em turismo e viagens.

Recentemente, ao receber o Prêmio Legado ADIT, a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico, no principal seminário de multipropriedade e timeshare (tempo compartilhado numa propriedade de férias) da América do Sul, voltei a repetir o que tenho dito aqui de forma recorrente: o turismo tem uma importância estratégica para o Brasil e para SC perante o mundo, semelhante àquele da agroindústria, e pela mesma razão.

Tamanho é tamanho. Nós éramos importadores de comida, hoje somos exportadores de comida, os maiores do mundo: aplicamos conhecimento, nos coligamos nas redes internacionais de produção e tivemos uma certa liberdade para empreender.

Com essas mesmas três coisas nós faremos o turismo brasileiro também algo de dimensão planetária e teremos a condição perante o mundo de fazer valer a vantagem comparativa coirmã do agrobusiness. O Brasil tem duas vantagens perante o mundo: são essas duas.

Mas, para atingir esse patamar, precisamos estar preparados, preparar nossas crianças, adolescentes e jovens. Em Santa Catarina, já passou a hora de o Turismo estar no centro da pauta da gestão pública e privada, e de ser aprendido na escola.

Compartilhe

Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail